De 15 de maio a 12 de junho de 2023, encontram-se abertas as inscrições para o Edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da UFES, para o ciclo 2023-2024. Mais informações estão disponíveis em notícia publicada no portal da UFES.

Temos oportunidades para alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e cursos afins que estiverem interessados em trabalhar comigo. Leia abaixo…

Projetos e subprojetos

Em um ciclo de Iniciação Científica, os(as) estudantes trabalham em subprojetos ligados a projetos que o(a) orientador(a) cadastra junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Este ano, as oportunidades de pesquisa sob minha orientação estão relacionadas a um projeto de pesquisa com foco no método FrameWeb.

Projeto “Evolução do método FrameWeb (Framework-based Design Method for Web Engineering): aprimoramentos para uso na prática

Especificamente, os subprojetos de IC a serem por mim submetidos para o edital 2023-2024, por enquanto, são (mais projetos podem ser adicionados até a data limite de submissão do edital):

• Aprimoramento das ferramentas FrameWeb: o método FrameWeb (mais sobre ele aqui no site ou no site do NEMO) é um método de projeto de sistemas de informação para a Web que são construídos com o uso de frameworks populares, como frameworks de mapeamento objeto/relacional, de injeção de dependências, de autenticação/autorização, etc. O método vem sendo desenvolvido por alunos de pós-graduação e um conjunto de ferramentas para edição dos modelos e geração de código foi desenvolvido por alunos de graduação em ICs e PGs em cima da plataforma Eclipse. No entanto, o uso das ferramentas nesta plataforma na prática apresentou problemas e limitações. Este subprojeto tem por objetivos: (i) contribuir para o desenvolvimento de um plug-in para o editor UML Visual Paradigm, cujo desenvolvimento já está em andamento desde o início do ano, de modo a levar as Ferramentas FrameWeb para outra plataforma; e (ii) promover a popularização destas ferramentas, por meio de experimentos, produção de documentação, etc. Este subprojeto é ligado ao projeto “Evolução do método FrameWeb: aprimoramentos para uso na prática”;

Se preferir, você pode ler os subprojetos na íntegra, usando os links abaixo:

Subprojeto “Aprimoramento das ferramentas FrameWeb

Pré-requisitos e perfil do aluno

Além de ser aluno de graduação da UFES no curso de Ciência da Computação ou de Engenharia de Computação (outros cursos podem ser considerados em casos excepcionais), o único pré-requisito que exijo é que o aluno já tenha sido aprovado na disciplina de Programação Orientada a Objetos (antiga Programação III, Programação Aplicada de Computadores na Engenharia Elétrica, etc.) e, portanto, saiba programar em Java.

São também características desejáveis (mas não obrigatórias):

• Já ter feito também as disciplinas de Engenharia de Software, tendo sido aprovado com boas notas;
  • Ter dedicação de 20h semanais à Iniciação Científica;
  • Querer fazer parte do NEMO;
  • Estar aberto a prosseguir na trilha acadêmica: continuar o trabalho da IC num Projeto de Graduação e seguir para o Mestrado.

Como se candidatar

Alunos interessados devem entrar em contato comigo, preferencialmente enviando seu histórico parcial da UFES e indicando se possui algum dos diferenciais listados acima.

Sugiro também a leitura da minha página de oportunidades de orientação e de dicas para alunos de IC. Se ainda ficar alguma dúvida, estou à disposição também para conversar.

Se conhecer potenciais interessados, por favor ajude a divulgar! Obrigado!