Vítor E. Silva Souza

Contato:
vitor.souza@ufes.br

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Se você é meu/minha aluno(a) de Iniciação Científica ou se interessa por uma oportunidade neste sentido, leia com atenção as dicas abaixo e, em caso de dúvidas, me procure para conversarmos.

Conheça o programa e o projeto de pesquisa

Em primeiro lugar, conheça o regulamento geral da Iniciação Científica na UFES. Você deve ser o(a) primeiro(a) interessado(a) em que as regras (direitos e deveres do(a) aluno(a), do(a) orientador(a), da UFES, etc.) sejam cumpridas.

Em particular, existem modelos de documento para os relatórios parcial e final no site do Programa Institucional de Iniciação Científica (ao final da página). Observe as instruções que constam nesses modelos, porém ao escrever utilize os modelos LaTeX disponíveis no BitBucket.

Para além das regras do jogo, em seu ingresso na IC, foi escrito um sub-projeto de pesquisa que é inserido no contexto de um projeto de pesquisa meu registrado na PRPPG. Leia atentamente tanto o projeto quanto o sub-projeto e certifique-se que você entende a visão geral apresentada nesses documentos. Tire suas dúvidas, o quanto mais cedo melhor.

Controle suas atividades, prazos e compromissos

Além de estabelecer o problema a ser resolvido, o sub-projeto de pesquisa detalha as atividades que serão conduzidas e um cronograma indica quais atividades ocorrem em cada mês do projeto. Acompanhe esse cronograma ao longo da IC para saber se você está em dia ou atrasado(a) em relação às atividades previstas. Em caso de atrasos, converse comigo.

Fique atento(a) aos prazos para envio dos relatórios parcial e final da IC. Os prazos são, geralmente, final de janeiro/início de fevereiro para o relatório parcial e final de agosto para o relatório final. Verifique a data exata no calendário anual da IC ou no edital PIIC do ano em questão.

Durante o período da IC faremos reuniões semanais para acompanhamento do projeto. Todos meus compromissos são marcados em minha agenda do Google. Sugiro que você tenha uma conta Google para que eu possa adicioná-lo(a) à reunião como convidado(a) e você seja notificado(a) do horário da reunião.

Ao longo do trabalho, produza também documentação técnica (requisitos, projeto de sistema, etc.), pois você poderá utilizar o que for desenvolvido durante a IC para seu projeto de graduação (PG).