Vítor E. Silva Souza

Contato:
vitor.souza@ufes.br
+55 (27) 4009-2196

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Se você é meu/minha aluno(a) de Projeto de Graduação ou se interessa por uma oportunidade neste sentido, leia com atenção as dicas abaixo e, em caso de dúvidas, me procure para conversarmos.

Saiba o que é um PG

O objetivo do PG é demonstrar que o(a) aluno(a) consegue aplicar conhecimento aprendido em várias matérias ao longo do curso em um projeto único com duração de um ano. O projeto não necessariamente deve estar ligado a uma atividade de pesquisa do(a) professor(a) orientador(a), mas muitas vezes isso ocorre e, assim, o(a) aluno(a) produz material que pode ser usado por outro(a) aluno(a) (de mestrado ou doutorado, por exemplo) em uma pesquisa específica. Em certos casos, ele(a) pode inclusive ser orientado(a) pelo(a) aluno(a) de pós-graduação e co-orientado por mim.

Nos últimos anos (vide trabalhos orientados), tenho orientado PGs envolvendo o desenvolvimento de sistemas para a Web utilizando o método FrameWeb, desenvolvimento de módulos do Marvin, um sistema de suporte acadêmico desenvolvido no contexto de projetos de extensão (disparados pelo projeto #523 em 2019), e outros assuntos ligados às pesquisas em andamento. No entanto, caso o(a) aluno(a) já tenha uma ideia de PG que deseja desenvolver, deve ficar à vontade para trazê-la para ser discutida (agende uma reunião pra isso). O assunto deve girar em torno das disciplinas de Programação OO, Programação Web e Engenharia de Software em geral (Requisitos, Projeto, etc.). Um bom domínio desses assuntos (i.e., uma boa nota nestas disciplinas no seu histórico acadêmico) é recomendável.

O PG é um resultado de um ano de trabalho, devendo o(a) aluno(a) inclusive matricular-se numa disciplina de Projeto Orientado de Graduação I (PG1) num primeiro semestre, entregar um anteprojeto ao final deste semestre e, caso assim receba uma nota suficiente para aprovação, matricular-se em semestre posterior em Projeto Orientado de Graduação II (PG2). Ao final de PG2, o(a) aluno(a) deve entregar e apresentar a monografia completa e apresentar seu trabalho oralmente a uma banca avaliadora, que dará sua nota. É esperado que o(a) aluno(a) trabalhe regularmente ao longo dos dois semestres para que consiga concluir o projeto.

É importante também levar em consideração as regras para matrícula e atribuição de nota nas disciplinas de PG-1 e PG-2 da Ciência da Computação ou da Engenharia de Computação, de acordo com o seu curso.

Controle seu próprio andamento e prazos

Não são marcadas reuniões periódicas com alunos(as) de PG (com exceção daqueles(as) envolvidos em projetos de pesquisa ou extensão), portanto é responsabilidade sua monitorar seu próprio andamento.

Não há uma diretriz precisa para o que deve estar pronto em que momento, pois cada PG pode ser diferente. Considerando, no entanto, PGs que envolvem o desenvolvimento de um software pra Web com FrameWeb, podemos fazer uma divisão de tarefas razoável da seguinte maneira (pode-se pensar outras divisões razoáveis, este é apenas um exemplo para um tipo de PG específico):

  • PG-1: revisão bibliográfica (ex.: Engenharia de Software, Engenharia Web, FrameWeb), atualização tecnológica (ex.: aprender ferramentas, linguagens e frameworks a serem utilizados), especificação dos requisitos, escrita do anteprojeto;
  • PG-2: especificação de projeto arquitetural (e modelos FrameWeb), implementação do software, escrita da monografia.

À medida que for produzindo os documentos técnicos, basta enviá-los por e-mail para que sejam revisados e devolvidos (nas dicas para todos os meus alunos, falo sobre este processo de revisão). Por documentos técnicos me refiro às especificações de requisitos e de projeto, ao anteprojeto e à monografia, que são os únicos documentos que geralmente reviso. Não costumo revisar código-fonte, pois não há tempo. Caso queira discutir algum outro tipo de artefato, me avise.

Se precisar reunir comigo pessoalmente (por qualquer motivo), basta agendar um atendimento. A plataforma YouCanBook.Me que uso para atendimentos integra-se com o Google Agenda. Portanto, sugiro que você tenha uma conta Google para poder receber notificação da reunião e não perder um compromisso marcado.

Conforme mencionado anteriormente, o colegiado do curso estabelece prazos para entrega de documentos que comprovam que o aluno concluiu as disciplinas de PG1 e PG2. É responsabilidade do aluno conhecer tais prazos e providenciar os documentos necessários para sua própria formatura. Não espere que eu conheça/resolva questões burocráticas e procure a secretaria do curso para se informar e resolvê-las.

Atenção: caso você não produza os artefatos esperados para a disciplina de PG1, eu não atribuirei nota suficiente para aprovação ao seu anteprojeto e você terá que repetir a disciplina no semestre seguinte. O mesmo vale para PG2 e a monografia do PG: caso ela não esteja completa ou com a qualidade mínima para apresentação, sua apresentação será postergada por mais um semestre e deverá repetir a matrícula em PG2.

Muita atenção: há alguns anos a PROGRAD comunicou que as notas de PG-2 devem ser lançadas dentro do período de lançamento regular de notas (ou seja, até o final da semana de provas finais do período), não sendo mais aceitos pedidos de correção de nota após esta data sem uma justificativa muito plausível. Portanto, considere que você terá que:

  • concluir a monografia uma semana antes do final do período
  • para que a banca possa ler e você apresentar até o final do período…
  • para que você use a semana de provas finais para produzir a versão final com as correções solicitadas pela banca…
  • para que eu comunique sua nota até final da semana de provas finais e…
  • para que o coordenador do seu curso lance sua nota dentro do prazo.

O que fazer após concluída a monografia?

Se já estamos ao final de PG-2 e você já produziu todos os documentos, passou pelos processos de revisão e sua monografia está pronta, há ainda uma série de tarefas (menores!) que você deve cumprir. Segue abaixo um roteiro (não há garantias que esteja completo!) para concluir seu curso:

Antes da apresentação:

  1. Converse comigo sobre quem vai compor sua banca. Geralmente eu sugiro um dos meus/minhas alunos(as) de pós-graduação e um(a) outro(a) professor(a) do Departamento de Informática (provavelmente alguém do NEMO). Nesta conversa combinamos quem vai convidar os membros da banca. Neste convite geralmente se pergunta quantos dias a banca precisa para ler a monografia (considere um mínimo de 7 dias);
  2. Tendo o aceite dos membros, envie um e-mail para a banca com cópia pra mim agradecendo a participação deles, enviando a monografia em anexo e sugerindo datas/horários (levando em consideração o número de dias que precisam para ler a monografia) em que você está disponível para apresentar seu PG. Quanto mais opções, mais fácil será achar um horário que todos possam;
  3. Definida a data e horário da apresentação, faça a reserva de uma sala e de um projetor para a data e horário escolhidos junto ao Departamento de Informática. Caso isso não tenha mudado, para reserva de sala deve-se falar com a profª. Rosane (que é membro da Comissão de Espaço Físico do DI) e para o projetor deve-se solicitar na secretaria do Departamento;
  4. Reservada a sala, enviar e-mail para a banca com cópia pra mim indicando qual foi a sala reservada e repetindo a data e horário para garantir;
  5. Veja a documentação necessária para a apresentação com a secretaria do seu curso. Caso isso não tenha mudado, deve-se pegar uma ata de apresentação junto à secretaria ou no site do curso, que você já pode trazer com seus dados preenchidos no dia;
  6. Prepare sua apresentação. Geralmente isso inclui uma projeção de slides descrevendo seu trabalho (motivação, objetivos, método de trabalho, o que foi produzido, conclusões — se quiser posso ajudar e revisar os slides) e, caso tenha sido produzido um software, uma demonstração do mesmo. É preferível fazer uma demonstração ao vivo, porém sugere-se ter uma demonstração em vídeo gravada para usar como backup caso dê algum problema na infraestrutura (não é incomum). Tenha em mente que toda a apresentação deve durar 30 minutos, tolerável até 40 minutos;
  7. No dia da apresentação, pegue a chave da sala e o projetor com quem fez a reserva e deixe tudo pronto antes do horário combinado.

Depois da apresentação:

  1. Modifique a monografia para atender aos comentários da banca. Esta atividade segue o processo de revisão descrito nas dicas para todos os meus alunos e, como dito anteriormente, deve ser feito até o final da semana de provas finais para que a nota de PG-2 seja devidamente atribuída a você;
  2. Verifique junto à secretaria do curso quais as demais burocracias a serem feitas.

Leia também…