Vítor E. Silva Souza

vitor.souza@ufes.br
+55 (27) 4009-2196

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

De 16 de maio a 21 de junho de 2022, encontram-se abertas as inscrições para o Edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da UFES, para o ciclo 2021-2022. Mais informações estão disponíveis em notícia publicada no portal da UFES. Uma mudança importante: o ciclo de Iniciação Científica agora vai de setembro do ano corrente a agosto do ano seguinte (e não mais agosto a julho, como anteriormente).

Temos oportunidades para alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Computação que estiverem interessados em trabalhar comigo. Leia abaixo…

Projetos e subprojetos

Em um ciclo de Iniciação Científica, os(as) estudantes trabalham em subprojetos ligados a projetos que o(a) orientador(a) cadastra junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Este ano, as oportunidades de pesquisa sob minha orientação estão relacionadas a dois projetos de pesquisa: o primeiro é associado a duas pesquisas em andamento no NEMO: a rede de ontologias SFWON e o método FrameWeb. O segundo é associado aos resultados das pesquisas do projeto ROSE – Requirements, Ontologies and Software Evolution, agora ampliado para o uso de ontologias na Engenharia de Software como um todo.

Projeto “Evolução da rede de ontologias SFWON e do método FrameWeb”

Projeto “Aplicação de técnicas de Modelagem Conceitual no contexto da Engenharia de Software”

Especificamente, os subprojetos de IC a serem por mim submetidos para o edital 2022-2023, por enquanto, são (mais projetos podem ser adicionados até a data limite de submissão do edital):

• Experimentação de novas plataformas para as ferramentas FrameWeb: o método FrameWeb (mais sobre ele aqui no site ou no site do NEMO) é um método de projeto de sistemas de informação para a Web que são construídos com o uso de frameworks populares, como frameworks de mapeamento objeto/relacional, de injeção de dependências, de autenticação/autorização, etc. O método vem sendo desenvolvido por alunos de pós-graduação e um conjunto de ferramentas para edição dos modelos e geração de código vem sendo desenvolvido por alunos de graduação em ICs e PGs em cima da plataforma Eclipse. No entanto, o uso das ferramentas nesta plataforma na prática apresentou problemas e limitações. Este subprojeto tem por objetivos experimentar novas plataformas para as ferramentas ligadas ao método FrameWeb (ex.: plug-in para Visual Paradigm com serviços na nuvem, Eclipse EMF.cloud, JointJS ou alguma outra a ser sugerida pelo(a) estudante), avaliando seu uso e comparando vantagens e desvantagens das diferentes plataformas. Este subprojeto é ligado ao projeto “Evolução da rede de ontologias SFWON e do método FrameWeb”;
  • Criação de ferramentas baseadas em ontologias para extração e consulta de dados de projetos de Engenharia de Software: projetos em Engenharia de Software produzem muitos dados que podem ser analisados para conseguirmos detectar problemas que poderiam comprometer o bom andamento do projeto. Ontologias são modelos conceituais que podem ser usados para classificar e organizar dados como estes. O NEMO vem desenvolvendo uma rede de ontologias de Engenharia de Software chamada SEON, que poderia ser aproveitada para este exato propósito. Este subprojeto tem por objetivos estudar estas ontologias, conhecer ferramentas usadas em projetos de Engenharia de Software conduzidos no LabES, extrair dados destas ferramentas, classificá-los de acordo com as ontologias e construir um dashboard que permita que consultas sobre estes dados sejam feitas por membros dos times de desenvolvimento do LabES e demais interessados. Este subprojeto é ligado ao projeto “Aplicação de técnicas de Modelagem Conceitual no contexto da Engenharia de Software”.

Se preferir, você pode ler os subprojetos na íntegra, usando os links abaixo:

Pré-requisitos e perfil do aluno

Além de ser aluno de graduação da UFES no curso de Ciência da Computação ou de Engenharia de Computação (outros cursos podem ser considerados em casos excepcionais), o único pré-requisito que exijo é que o aluno já tenha sido aprovado na disciplina de Programação Orientada a Objetos (Programação III) e, portanto, saiba programar em Java.

São também características desejáveis (mas não obrigatórias):

• Já ter feito também as disciplinas de Engenharia de Software, tendo sido aprovado com boas notas;
  • Ter dedicação de 20h semanais à Iniciação Científica;
  • Querer fazer parte do NEMO;
  • Estar aberto a prosseguir na trilha acadêmica: continuar o trabalho da IC num Projeto de Graduação e seguir para o Mestrado.

Como se candidatar

Alunos interessados devem entrar em contato comigo, preferencialmente enviando seu histórico parcial da UFES. Sugiro também a leitura da minha página de oportunidades de orientação e de dicas para alunos de IC. Se ainda ficar alguma dúvida, estou à disposição também para conversar.

Se conhecer potenciais interessados, por favor ajude a divulgar! Obrigado!