De 14 de junho a 05 de julho de 2021, encontram-se abertas as inscrições para o Edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da UFES, para o ciclo 2021-2022. Mais informações estão disponíveis em notícia publicada no portal da UFES. Uma mudança importante: o ciclo de Iniciação Científica agora vai de setembro do ano corrente a agosto do ano seguinte (e não mais agosto a julho, como anteriormente).

Temos oportunidades para alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Computação que estiverem interessados em trabalhar comigo. Leia abaixo…

(Repetindo o banner do ano passado… :-))

Projetos e subprojetos

Em um ciclo de Iniciação Científica, os(as) estudantes trabalham em subprojetos ligados a projetos que o(a) orientador(a) cadastra junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Este ano, as oportunidades de pesquisa sob minha orientação estão relacionadas a um projeto associado a duas pesquisas em andamento no NEMO: a rede de ontologias SFWON e o método FrameWeb.

Especificamente, os subprojetos de IC a serem por mim submetidos para o edital 2021-2022, por enquanto, são (mais projetos podem ser adicionados até a data limite de submissão do edital):

• Experimentação de novas plataformas para as ferramentas FrameWeb: o método FrameWeb (mais sobre ele aqui no site ou no site do NEMO) é um método de projeto de sistemas de informação para a Web que são construídos com o uso de frameworks populares, como frameworks de mapeamento objeto/relacional, de injeção de dependências, de autenticação/autorização, etc. O método vem sendo desenvolvido por alunos de pós-graduação e um conjunto de ferramentas para edição dos modelos e geração de código vem sendo desenvolvido por alunos de graduação em ICs e PGs em cima da plataforma Eclipse. No entanto, o uso das ferramentas nesta plataforma na prática apresentou problemas e limitações. Este subprojeto tem por objetivos experimentar novas plataformas para as ferramentas ligadas ao método FrameWeb (ex.: plug-in para Visual Paradigm com serviços na nuvem, Eclipse EMF.cloud, JointJS ou alguma outra a ser sugerida pelo(a) estudante), avaliando seu uso e comparando vantagens e desvantagens das diferentes plataformas.

Se preferir, você pode ler os subprojetos na íntegra, usando os links abaixo:

Pré-requisitos e perfil do aluno

Além de ser aluno de graduação da UFES no curso de Ciência da Computação ou de Engenharia de Computação, o único pré-requisito que exijo é que o aluno já tenha sido aprovado na disciplina de Programação Orientada a Objetos (Programação III) e, portanto, saiba programar em Java.

São também características desejáveis (mas não obrigatórias):

• Já ter feito também as disciplinas de Engenharia de Software, tendo sido aprovado com boas notas;
  • Ter dedicação de 20h semanais à Iniciação Científica;
  • Querer fazer parte do NEMO;
  • Estar aberto a prosseguir na trilha acadêmica: continuar o trabalho da IC num Projeto de Graduação e seguir para o Mestrado.

Como se candidatar

Alunos interessados devem entrar em contato comigo, preferencialmente enviando seu histórico parcial da UFES. Sugiro também a leitura da minha página de oportunidades de orientação e de dicas para alunos de IC. Se ainda ficar alguma dúvida, estou à disposição também para conversar.

Se conhecer potenciais interessados, por favor ajude a divulgar! Obrigado!