Vítor E. Silva Souza

Contato:
vitor.souza@ufes.br
+55 (27) 4009-2196

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

De 04 a 25 de maio de 2020, encontram-se abertas as inscrições para o Edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da UFES, para o ciclo 2020-2021. Temos algumas oportunidades para alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação ou Engenharia de Computação que estiverem interessados em trabalhar comigo. Leia abaixo…

Projetos e subprojetos

Os subprojetos de Iniciação Científica oferecidos aos meus alunos são ligados a dois projetos de pesquisa que tenho registrados na PRPPG. Veja abaixo links para descrição destes projetos no site do NEMO e para download do resumo do projeto em PDF:

Especificamente, os subprojetos de IC a serem por mim submetidos para o edital 2020-2021 são:

  • Desenvolvimento de Ferramenta de Conversão de Modelos de Requisitos Baseados em Objetivos (ligado ao projeto ROSE): num trabalho de Mestrado, foi desenvolvida uma ontologia (um modelo conceitual) sobre o domínio da Engenharia de Requisitos Orientada a Objetivos, a partir da análise de diferentes linguagens de modelagem de objetivos. A ontologia representa os diversos conceitos que a maior parte das linguagens inclui em seus construtos (elementos de modelagem). Como prova de conceito de que a ontologia representa bem o domínio, foi desenvolvido um protótipo de conversão de modelos que consegue ler modelos na linguagem iStar, representá-los usando a ontologia e convertê-los para a linguagem KAOS. Este subprojeto visa fazer com que esta ferramenta seja mais amigável, para que seja de fácil adoção por acadêmicos e profissionais do ramo, bem como inclua mais possibilidades de conversão de modelos;
  • Experimentação e evolução das ferramentas ligadas ao método FrameWeb (ligado ao projeto SFWON): o método FrameWeb (mais sobre ele aqui no site ou no site do NEMO) é um método de projeto de sistemas de informação para a Web que são construídos com o uso de frameworks populares, como frameworks de mapeamento objeto/relacional, de injeção de dependências, de autenticação/autorização, etc. O método vem sendo desenvolvido por alunos de pós-graduação e um conjunto de ferramentas para edição dos modelos e geração de código vem sendo desenvolvido por alunos de graduação em ICs e PGs. Este subprojeto visa experimentar o uso do método com estas ferramentas em um projeto real de desenvolvimento Web (o Marvin) e continuar o desenvolvimento das mesmas, de modo a facilitar sua adoção por acadêmicos e profissionais do ramo;
  • Plug-in para análise de código fonte (também ligado ao projeto SFWON): a aluna da doutorado Camila Zacché de Aguiar está propondo um método chamado O-SCAN (mais sobre ele no site do NEMO), que usa ontologias para representar código-fonte escrito em diversas linguagens de programação e, assim, permitir a representação de smells de código como consultas em cima do modelo ontológico. Este subprojeto visa desenvolver um plug-in para a IDE Visual Studio Code que permita a detecção de smells de código Java utilizando um detector produzido por meio da utilização do método O-SCAN.

Se preferir, você pode ler os subprojetos na íntegra, usando os links abaixo:

Pré-requisitos e perfil do aluno

Além de ser aluno de graduação da UFES no curso de Ciência da Computação ou de Engenharia de Computação, o único pré-requisito que exijo é que o aluno já tenha sido aprovado na disciplina de Programação Orientada a Objetos (Programação III) e, portanto, saiba programar em Java.

São também características desejáveis (mas não obrigatórias):

  • Já ter feito também as disciplinas de Engenharia de Software, tendo sido aprovado com boas notas;
  • Ter dedicação de 20h semanais à Iniciação Científica;
  • Querer fazer parte do NEMO;
  • Estar aberto a prosseguir na trilha acadêmica: continuar o trabalho da IC num Projeto de Graduação e seguir para o Mestrado.

Como se candidatar

Alunos interessados devem entrar em contato comigo, preferencialmente enviando seu histórico parcial da UFES. Sugiro também a leitura da minha página de oportunidades de orientação e de dicas para alunos de IC. Se ainda ficar alguma dúvida, estou à disposição também para conversar.

Se conhecer potenciais interessados, por favor ajude a divulgar! Obrigado!