Vítor E. Silva Souza

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Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Se você é meu/minha aluno(a) de Mestrado ou se interessa por uma oportunidade neste sentido, leia com atenção as dicas abaixo e, em caso de dúvidas, me procure para conversarmos.

Agradecimento especial à Profª. Monalessa que compartilhou comigo as instruções que ela repassa aos seus orientados e que foram inspiração para boa parte do texto a seguir.

Saiba o que é um mestrado

O mestrado é uma pós-graduação stricto-sensu, ou seja, que tem como objetivo específico a formação acadêmica de um(a) professor(a) e/ou pesquisador(a). É o primeiro nível dessa formação que, se desejada, continua com o doutorado.

O mestrado pode ser visto como o processo de produção de uma dissertação de mestrado. A dissertação é algo entre um projeto de graduação (PG) e uma tese de doutorado. De um lado, um PG não precisa estar relacionado a uma atividade de pesquisa, enquanto uma dissertação precisa, sim, estar no contexto de uma pesquisa. Do outro lado, uma tese de doutorado deve ser algo inédito, que contribua para o conhecimento da ciência e é de responsabilidade do(a) aluno(a) encontrar e resolver um problema de pesquisa; enquanto em um mestrado o(a) aluno(a) trabalha dentro de um projeto de pesquisa do(a) orientador(a), que na maioria dos casos indica ao(à) aluno(a) qual o problema de pesquisa a ser resolvido e orienta-o(a) quanto ao caminho a ser seguido.

Segundo a Profª. Monalessa, uma dissertação de mestrado:

  • Deve ser um resultado de um trabalho que envolveu pesquisa e habilidades relacionadas à Computação (já que o mestrado é em Informática);
  • “Como” os resultados foram obtidos é tão importante quanto os resultados em si;
  • Devem ser apresentadas contribuições relevantes para o meio acadêmico e desejam-se, também, contribuições com aplicação prática (principalmente em temas relacionados à Engenharia de Software);
  • Alguma originalidade é necessária, embora não precise ser algo totalmente inédito, como se espera de uma tese de doutorado. Deve apresentar algo que ainda não tenha sido feito ou que tenha sido feito de forma diferente.

Ainda segundo Monalessa, é indispensável em uma dissertação de mestrado:

  • Fundamentação teórica adequada, densa e abrangente. Se incluir uma revisão sistemática, melhor;
  • Proposta bem descrita, fundamentada e relevante;
  • Avaliação da proposta (dependendo do tema do trabalho, uma prova de conceito pode ser suficiente).

Saiba de suas responsabilidades

Como aluno(a) de mestrado, você deve ter claro que é sua responsabilidade auto-organizar e gerenciar suas próprias metas e atividades. Durante o mestrado, você deve desenvolver sua maturidade para conduzir a pesquisa que lhe cabe realizar, tendo senso crítico e sendo questionador, mas também capaz de formular respostas e argumentação. Você deve ser capaz de superar os desafios que são típicos do curso: inicialmente definir o tema; em seguida delimitar o escopo; planejar como fazer o trabalho; efetivamente fazer o trabalho e apresentá-lo de forma adequada.

Por outro lado, eu, como orientador, tenho o papel de orientar o trabalho, mas não fazê-lo diretamente, pois isso cabe ao(à) aluno(a). Além disso, eu não sou sua única fonte de conhecimento: você deve sempre procurar outras pessoas e material na Internet para auxiliar nas tarefas que deve realizar. O que você pode esperar de mim é que eu o alerte quanto a prazos (se você deveria estar mais adiantado(a)), qualidade (se o material que você vêm produzindo não possui qualidade suficiente) e oportunidades.

Durante o período do mestrado faremos reuniões periódicas para acompanhamento do trabalho. Nos semestres em que você estiver cursando disciplina de Estudo Dirigido (ED), tais reuniões poderão ser exclusivas (apenas com os alunos matriculados no ED, que em geral é um só). Quando não houver ED, o acompanhamento é feito nas reuniões do grupo de pesquisa, que também são semanais, mas envolvem todos que fazem pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado) na mesma área de interesse. Quando sentir necessidade de uma reunião extraordinária, você pode agendar um horário comigo.

Todos meus compromissos (incluindo os agendados na plataforma YouCanBook.Me) são marcados em minha agenda do Google. Sugiro que você tenha uma conta Google para que eu possa adicioná-lo(a) à reunião como convidado(a) e você seja notificado(a) do horário da reunião e possíveis remarcações para não perder um compromisso marcado.

Organizar, portanto, seu próprio cronograma de trabalho é fundamental. Nesse contexto, você não pode assumir que eu vou sempre revisar rapidamente o material que você me envia. Nunca deixe nada para a última hora e faça seu planejamento considerando os prazos de retorno.

Uma outra responsabilidade muito importante é ter conhecimento das regras e procedimentos burocráticos do programa, como descrito a seguir.

Conheça as regras do programa de pós-graduação

PPGI, Programa de Pós-Graduação em Informática da UFES, é o programa responsável pelos cursos de Mestrado em Informática e Doutorado em Ciência da Computação na universidade. Uma navegação pelas páginas web do site do PPGI é recomendável.

A página de documentos e formulários, por exemplo, contém vários links interessantes. Em especial, o Regimento do PPGI e o Regulamento Geral da Pós-Graduação da UFES são leituras fundamentais para o aluno que deseja conhecer seus direitos e deveres com relação ao programa, evitando, assim, contratempos.

Dentre as informações contidas nas normas citadas acima, destaco (atualizado em Março 2020):

  • O calendário acadêmico do PPGI será definido anualmente pelo Colegiado Acadêmico e poderá seguir ou não o calendário acadêmico oficial da UFES (Art. 11º PPGI);
  • A duração máxima do Curso de Mestrado do PPGI será de 30 meses (Art. 16º PPGI);
  • Nas Disciplinas Regulares, nos Tópicos Especiais e nos Seminários Temáticos, 01 (um) crédito equivalerá a 15 (quinze) horas-aula. Nos Estudos Dirigidos, 01 (um) crédito equivalerá a 30 (trinta) horas de trabalho discente sob efetiva supervisão docente (Art. 17º, par. 1º PPGI) — Nota: cada Estudo Dirigido possui 90 horas de trabalho discente, equivalendo a 3 créditos;
  • Um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos são exigidos para o curso de mestrado (Art. 18º PPGI, Art. 22º PRPPG);
  • Será condição necessária para aprovação e obtenção dos créditos, a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada disciplina ou atividade acadêmica (Art. 20º PPGI, Art. 35º PRPPG);
  • Será considerado aprovado [em uma disciplina] o aluno que […] obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis). O aluno que obtiver nota inferior a 6,0 (seis) em qualquer Disciplina Regular, Tópico Especial, Estudo Dirigido, ou Seminário Temático estará REPROVADO na mesma e só poderá repetir a disciplina ou atividade uma única vez (Art. 21º, pars 2º e 3º PPGI);
  • O Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) do aluno será determinado pela média ponderada das notas das disciplinas, considerando os correspondentes números de créditos como os respectivos pesos (Art. 36º, par. 3º PRPPG);
  • Para apreciação da Dissertação de Mestrado, o aluno será examinado por uma Comissão Examinadora composta de, no mínimo, 3 (três) membros, todos portadores do título de Doutor ou equivalente. Deverá fazer parte da Comissão Examinadora, além do orientador, que a presidirá, pelo menos 1 (um) examinador externo ao quadro docente do PPGI (Art. 25º PPGI, Art. 40º PRPPG);
  • A aceitação da Dissertação de Mestrado para defesa pública estará condicionada: (i) ao cumprimento da integralização do número de créditos exigidos pelo PPGI; (ii) à obtenção de coeficiente de rendimento de no mínimo 8,0 (oito); (iii) à comprovação de ter, como primeiro autor, artigo completo, associado ao tema da dissertação, submetido a periódico ou conferência de índice restrito (A1, A2 ou B1 no antigo Qualis) ou aceito/publicado em periódico ou conferência minimamente qualificada (A1, A2, B1, B2, B3 ou B4 no antigo Qualis); (iv) à entrega do formulário de solicitação de defesa devidamente preenchido; e (v) ao envio à banca da dissertação com ao menos 15 dias de antecedência (Art. 26º PPGI);
  • A Dissertação de Mestrado deve ser defendida publicamente perante a Comissão Examinadora dentro do prazo máximo estabelecido no Artigo 16º (Art. 27º PPGI) — Nota: o prazo máximo é 30 meses, como dito acima;
  • O texto final da dissertação, incluindo todas as correções sugeridas pela Comissão Examinadora, deverá ser encaminhado, com declaração do orientador que todas as exigências foram cumpridas, à Coordenação do PPGI e aos membros da Comissão Examinadora, em um prazo máximo de 90 (noventa) dias após a defesa (Art. 28º PPGI);
  • O Estágio de Docência […] consistirá no auxílio às atividades acadêmicas associadas às disciplinas de graduação ou pós-graduação do Departamento de Informática da UFES. Para os alunos que tenham bolsas do PPGI, a realização de Estágio de Docência é obrigatória. O Estágio de Docência do aluno de mestrado compreende 1 (um) semestre letivo (Art. 30º PPGI) — Nota: o aluno pode atuar como monitor (2 créditos) ou como professor (4 créditos);
  • Cumpridas as demais exigências, são condições para que o aluno se qualifique para requerer concessão do título de Mestre (Art. 43º PPGI):
    1. Apresentar e obter aprovação da dissertação de mestrado em defesa pública perante a Comissão Examinadora;
    2. Ter atendido ao estabelecido nos artigos 26º (requisitos para marcar a defesa) e 28º (sobre o texto final da dissertação, vide acima).
  • Além dos casos dispostos na legislação em vigor, será DESLIGADO do curso de mestrado do PPGI o aluno que se enquadrar em um dos seguintes casos (Art. 46º PPGI):
    1. Ter 2 (duas) reprovações em disciplinas do currículo do curso;
    2. Não concluir o número mínimo de créditos dentro do limite máximo de tempo estabelecido para o curso;
    3. Não ter a Dissertação de Mestrado aprovada pela comissão examinadora dentro dos prazos estabelecidos por este Regimento;
    4. Deixar de fazer matrícula em algum período letivo;
    5. Manifestar voluntariamente este desejo, de forma escrita, à Coordenação do Programa;
    6. Deixar de cumprir os prazos estipulados neste Regimento.

Seja independente

Relacionado ao que já foi dito anteriormente, é preciso que o(a) aluno(a) (você) tenha independência do(a) orientador(a) (eu). Precisar de orientação e ajuda é esperado, mas depender de mim para tudo demonstra falhas no seu perfil como candidato(a) ao título de Mestre. Isso provavelmente será refletido na qualidade do trabalho, pois se eu tiver tempo para atender todas as suas solicitações, o trabalho poderá ficar bom, mas caso contrário ele provavelmente não terá boa qualidade. Isso é sinal de dependência em excesso.

Dependência em excesso também gera queda de produtividade. Eu, como professor, me interesso por atividades de pesquisa de mais alto nível. Se tiver que constantemente realizar atividades que deveriam ser do(a) aluno(a), meu interesse por aquele trabalho cai e o(a) aluno(a) tende a ficar “no fim da fila” dentre as minhas pendências (que são várias). Isso gera demora na minha resposta pra você e, consequentemente, atrasos no andamento do seu trabalho.

Além disso, você deve ser capaz de apresentar ideias e sugestões pertinentes para a melhoria e desenvolvimento do seu próprio trabalho. Algumas vezes, considerar apenas o que eu proponho/sugiro leva a limitações no trabalho, pois eu não sei tudo! Aliás, muito pelo contrário: o desenvolvimento de um trabalho de mestrado é um processo de aprendizado mútuo — tanto eu quanto você aprendemos durante esse período. Mais próximo do final, é esperado que você seja mais conhecedor(a)/defensor(a) de seu trabalho do que eu. Dicas apresentadas anteriormente (procurar materiais na Internet, conversar com outras pessoas, assistir outros trabalhos, etc.) podem ajudar a instigar novas ideias e sugestões.

Tornar-se independente deve ser um de seus objetivos/desafios principais durante o mestrado, em especial se você almeja continuar sua carreira acadêmica com um doutorado, onde essa independência é ainda mais fundamental.

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