Desativando o Ajax Automático do ICEfaces 2.0

Há alguns dias recebi uma pergunta sobre o ICEfaces 2.0, assunto de um dos meus artigos recentes publicados na Java Magazine, mais especificamente o artigo de capa da edição 89 da revista. Eis a mensagem:

Sou assinante da Java Magazine e gostei do seu artigo sobre IceFaces 2.0. Estou fazendo uso deste num peno projeto.

Tenho uma pergunta: como posso desabilitar o Ajax Automático?

Como explicado no artigo, o Ajax Automático é uma funcionalidade do ICEfaces 2.0 que faz com que todos os componentes de formulário JSF de todas as páginas de sua aplicação automaticamente utilizem AJAX, como se todos tivessem a tag [cci_html][/cci_html] explicitamente declaradas.

Para responder à dúvida da assinante da revista, uma busca no Google revelou uma pergunta no fórum StackOverflow que trata exatamente do assunto. A resposta pode ser dividida em duas partes: (1) como desabilitar o Ajax Automático somente para alguns componentes específicos; (2) como desabilitar completamente o Ajax Automático, voltando para o funcionamento normal do JSF de incluir manualmente a tag [cci_html][/cci_html] em cada componente que deve funcionar com Ajax.

A parte (1) é respondida na própria pergunta no fórum: “Putting a f:ajax tag around h:commandButton with disabled=”true” solves it. I don’t want to have to put it everywhere, however.” Ou seja, é só colocar [cci_html][/cci_html] antes do componente desejado e fechar com [cci_html][/cci_html] depois.

A resposta da parte (2) pode ser encontrada na wiki do ICEfaces: basta configurar a propriedade [cci_java]render.auto[/cci_java] para falso, o que pode ser feito no arquivo web.xml para valer para todas as páginas ou em cada página individualmente utilizando a tag [cci_html][/cci_html].

Não tive tempo de testar se realmente funciona, portanto estou apenas reportando instruções encontradas no StackOverflow e na wiki do ICEfaces. Peço à leitora que fez a pergunta para comentar aqui se esta dica resolveu a questão, comentando no post. Espero que ajude!

Bons estudos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code