FAQ sobre Doutorado em Trento

Ao longo dos anos, sempre me coloquei à disposição para esclarecer dúvidas de pessoas interessadas no doutorado em Trento. Agora, como um dos embaixadores do programa, essa disponibilidade fica ainda mais explícita na divulgação e busca por bons candidatos para o doutorado em ICT no DISI/Unitn.

Listo abaixo perguntas que me foram feitas ao longo dos últimos anos e as respostas que dei a cada uma delas. Caso tenha alguma dúvida que não pôde ser respondida nesta página, me enviei um e-mail e quem sabe sua dúvida vem parar também aqui nesse FAQ.

Importante: note que cada informação vem acompanhada com a data em que ela foi produzida (a maioria delas é resultado de e-mails que me mandavam com perguntas e eu respondia). Portanto, leve em consideração que as coisas podem ter mudado de lá pra cá e é preciso verificar como a situação está hoje.

 

Material de divulgação

Antes de ler o FAQ, veja também os slides de divulgação da chamada de 2016 e os vídeos institucionais do programa de doutorado, abaixo (ambos em inglês).

ICT-PhD-School-Trento-2016

 

Sobre o processo de imigração

Foi difícil tirar o visto? Tenho somente passaporte brasileiro.

O visto não é difícil de tirar, mas é trabalhoso. Uma burocracia bem grande. Você precisa da carta da universidade dizendo que você vem pro doutorado e especificando o valor da bolsa. Daí é só se informar no consulado que outros documentos são necessários.

Quando eu tirei, precisava de reserva da passagem de ida e volta (serve uma reserva feita por uma agência de turismo sem pagar pelo bilhete e que é cancelada dois dias depois), seguro-saúde, comprovação de renda (deve estar na carta) e comprovação de estudo (carta).

15/04/2010

 

Você disse que tirar o visto é fácil, mas trabalhoso. O que não ficou muito claro é o tempo que isso demorará. Você acha que se começar a agilizar isso agora tem alguma chance de conseguir a tempo?

Pra tirar visto você precisa da carta de aceite do doutorado, então tem que esperar ser classificado de qualquer forma. Depois se atrasar você diz pra universidade que atrasou e que você vai depois, paciência.

Eu acho que assim como o lance da coesione explicado anteriormente, você poderia ir como turista e, chegando lá, pedir a troca de tipologia da permissão de estadia pra estudo. Mas seria bom confirmar isso com alguém de lá antes de fazer isso e dar errado. Quando eu fui, eu peguei um visto de estudo no consulado daqui antes de ir, mas foi só esse. Depois que você está lá, o que vale é a permissão de estadia (permesso di soggiorno), que é o que você vai renovar todo ano.

11/05/2016

 

Tenho cidadania italiana, isso faria alguma diferença?

No processo seletivo do doutorado creio que não, mas na sua vida na Itália faz muita diferença. Muitas coisas serão facilitadas pra você por causa da cidadania. Por exemplo: (1) não ter que justificar sua entrada na imigração; (2) não ter que pedir (e pagar taxas para) a permissão de estadia anualmente; (3) poder alugar o apartamento que quiser quando quiser trazer esposa/filhos para a Itália (para estrangeiros que querem fazer “coesão familiar”, existe uma série de requisitos como metragem quadrada mínima, não pode ser “loft”, não pode ser aluguel de um quarto somente, não pode ser residência universitária, etc.).

16/03/2010

 

Pode me explicar melhor como funciona essa tal de “coesão famíliar”, por favor?

Pra mim funcionou assim (se não mudou, continua assim): você precisa ter casado no Brasil, fazer uma tradução juramentada para o italiano da certidão de casamento e levar no consulado italiano no Brasil pra eles validarem tudo. Depois você pode pedir permissão de estadia pra sua esposa de duas formas: Ricongiungimento ou Coesione.

O Ricongiungimento você pede lá e ela espera no Brasil. Depois que o processo acabar, ela pode ir pra Itália. Como os tempos eram muito longos, não optamos por esse e eu não sei detalhes.

A Coesione é feita com vocês dois lá e se trata de uma troca de tipologia de permissão de estadia. Então, quando ela entrar, entra como turista. Daí vai na Questura (equivalente da Polícia Federal) e dá entrada como turista no país (quase nenhum turista faz isso, mas pra fazer coesione precisa). Eles vão te dar um papel que serve de permissão de estadia de turismo. Daí você faz o pedido de troca de tipologia pra permissão de estadia de família e ela pode esperar todo o processo lá na Itália com você.

O Cinformi é um órgão que pode te ajudar nessas questões. Só que acho que o site é todo em italiano. Em particular tem a página sobre a permissão de estadia de familiar.

11/05/2016

 

Para o visto, são necessários, dentre outros, reserva de passagem aérea, seguro-saúde e comprovação de renda. Sobre cada um desses itens tenho uma dúvida: (1) Onde faço essa reserva de passagem? (2) Vi que posso realizar um procedimento aqui no Brasil, já que contribuo com INSS, para poder usar os serviços de saúde de lá, você saberia informar algo sobre isto? (3) Na carta que recebi da Universidade não veio nada referente a comprovação de renda, seria em outro documento ou não seria mais necessário?

É importante conferir com a embaixada/consulado italiano de sua jurisdição quais são os itens necessários pra se pedir visto. No meu caso, era o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro. Segundo verifiquei hoje, ainda são necessários esses três itens. Então vamos às três dúvidas:

(1) Na minha época, o consulado dizia que ou você levava uma carta dizendo que iria receber bolsa ou você provava que tinha dinheiro aqui no Brasil pra te sustentar (extrato de conta bancária, algum contrato que comprove que você terá renda aqui durante o período, etc.). Como na carta que eu recebi tinha a declaração da bolsa, não me preocupei. No seu caso, precisaria talvez perguntar ao consulado o que fazer. As opções que vejo são: (a) pedir uma carta oficial declarando que você terá bolsa; (b) imprimir algum e-mail que indique que você foi contemplado com bolsa.

(2) Não me lembro onde fiz a minha reserva de passagem. Você pode fazer em qualquer agência de viagem. Eles fazem a reserva e depois de alguns dias a reserva cai, mas não importa. A reserva que eu apresentei no consulado já havia caído na hora que eu a entreguei para solicitar o visto.

(3) Na seção “Sobre bolsa e custos de vida” eu comento sobre isso. Você tem que ir ao INSS na sua cidade e perguntar sobre o convênio Brasil-Itália de seguro-saúde e dizer que você quer obter o formulário IB-2 pra levar pra Itália. Esse formulário é suficiente pro visto (ao menos era na minha época). Chegando em Trento, você deve ir no dia certo da semana (tem que se informar qual é) na Azienda Provinciale per i Servizi Sanitari para substituir o IB-2 por um outro documento que te dá acesso aos serviços de saúde.

02/08/2016

 


Sobre a inscrição para o doutorado

A chamada pra inscrições acontece somente 1 vez por ano? Ou pode haver outra mais para o fim do ano?

Não, aqui na Unitn é uma por ano. O período de inscrição normalmente acontece entre março e maio e o ano letivo inicia em novembro.

15/04/2010

 

A inscrição para o doutorado pede documentos acadêmicos (diplomas e históricos) traduzidos. Como faço para enviá-los? Preciso já fazer tradução juramentada?

Eu fiz assim: crie um documento do Word/OpenOffice, coloque a imagem do documento scanneado e a tradução em inglês do que está escrito nele. Daí gerei um PDF e anexei à inscrição.

Quanto à tradução, pode ser sua mesmo. Não precisa ser juramentada. Se você for aprovado e se inscrever no doutorado, daí vai ter que providenciar tradução juramentada, reconhecida em cartório e depois homologada pelo consulado italiano dos seus dois diplomas (já viu de onde herdamos a nossa burocracia?). Eles dão como prazo a data de inscrição no programa, mas eu entreguei os meus um ano e meio depois. Acho que eles só precisam disso pra te darem seu diploma de doutorado depois da sua defesa, mas o quanto antes você entregar melhor, pois se tiver algum problema que eles não reconheçam seus diplomas você perdeu menos tempo fazendo um doutorado que não vai receber diploma, certo?

16/03/2010 e 21/02/2011

 

Pede-se para enviar todos os documentos necessários pra comprovar que eu estou apto a cursar o Doutorado. Você sabe se é necessário enviar histórico escolar do ensino médio?

Quando eu fiz a minha inscrição (em 2008) inclui apenas os diplomas superiores (graduação e mestrado).

24/05/2016

 

Ainda não finalizei meu mestrado e no edital eles pedem o diploma de mestrado traduzido para o inglês. Eu defendendo em breve, para o certificado ficar pronto demora quase um ano, você saberia me dizer se eles aceitam alguma declaração da universidade substituindo o certificado?

Se você defende só em junho, seria interessante uma declaração do seu orientador (se tiver algum carimbo do departamento melhor ainda) dizendo que você está em estado avançado da sua dissertação e vai defender em junho. Mesmo que você não consiga este documento, manda só seu diploma e histórico de graduação, pois se eles virem que você cursou por 5 anos é capaz de aceitarem só a graduação mesmo, já que aqui na Itália eles fazem graduação (laurea) em 3 anos e depois especialização (specialistica) em 2 anos e depois se inscrevem no doutorado sem problema.

21/02/2011

 

Precisa enviar resultado de teste de proficiência em inglês (GRE/TOEFL)? Quantos pontos eu tenho que ter nestes testes?

Eu só fiz TOEFL e já tinha até passado a validade (o fiz em 1998, me inscrevi pro doutorado em 2008). Acho que tinha um campo pra colocar a pontuação do TOEFL e só. Daí eu coloquei lá a minha pontuação e nada mais. Não enviei nenhuma comprovação oficial do TOEFL pra eles. Não acho que seja um requisito obrigatório para inscrição.

16/03/2010

 

Andreza, amiga de Trento e também egressa do programa, complementa: “Eu não tenho estes certificados, acredito que anexei um certificado de um curso de inglês que fiz na Irlanda. Como você disse, não é um requisito obrigatório.”

28/04/2016

 

A definição do tema deve ser realizada antes de entrar no programa? Vi que alguns doutorados você começa fazendo as disciplinas e somente depois define orientador e tema.

Você começa o doutorado já com um orientador. Você tem o 1º ano pra decidir o tema, mas sempre dentro da área de pesquisa do seu orientador. Algumas vagas, no entanto, podem estar vinculadas a projetos já existentes e o seu orientador pode já ter um tema pré-definido pra você trabalhar (e neste caso provavelmente você não terá liberdade de trocar de tema).

15/04/2010

 

Mas no documento consta, no anexo mandatório numero 3, que eu escreva um pequeno resumo sobre a proposta da tese e motivação. No caso eu devo colocar uma proposta minha, que será avaliada por um professor, que, se gostar da minha proposta inicial, entrará em contato comigo posteriormente para definir o que eu realmente vou fazer?

Se não mudaram, essa proposta na inscrição deve ser só pra eles avaliarem sua capacidade de identificar problemas de pesquisa interessantes. O que você de fato vai trabalhar durante o doutorado é definido durante o primeiro ano e apresentado no qualifying. Claro que se você já chegar lá com um problema que seu professor gosta, você pode definir isso em 1 semana e começar a trabalhar nele, sem problema algum. Depois de 1 ano você apresenta ele no qualifying de qualquer forma.

11/06/2016

 

Como vc encontrou uma linha de pesquisa e um orientador compatível com seus interesses?

Meu caso foi particular, pois minha irmã e meu cunhado fizeram doutorado na Europa e passaram 1 ano em Trento trabalhando com um grupo de pesquisa da Unitn. Daí quando apareceu uma vaga pra trabalhar com Engenharia de Requisitos neste grupo eles anunciaram pra quem eles conheciam, inclusive meu cunhado, que me passou a informação.

17/02/2011

 

Andreza, amiga de Trento e também egressa do programa, complementa: “No meu caso eu pesquisei as propostas oferecidas de bolsa de estudos naquele ano e como já morava em Trento conversei pessoalmente com alguns professores.”

28/04/2016

 

Thiago, amigo da Ufes e doutorando na Unitn na data em que enviou essa resposta, complementa: “O meu processo foi um pouco parecido com o do Vitor. Antes mesmo de aplicar, eu já sabia quem seriam meus orientadores. Na verdade, acho que esse é o caso da maioria das pessoas. Enfim, eu apliquei sem projeto nenhum e só decidi o tema da minha pesquisa depois de começar o doutorado, embora já soubesse a área de pesquisa. Eu lembro que no processo de inscrição tinha que colocar uma proposta relativa a algum dos temas das diversas bolsas oferecidas. Eu não enviei um projeto, já que meu orientador tinha disponibilizado uma bolsa pra mim. De qualquer forma, tenho certeza que esse projeto submetido não define o que você vai fazer. Mesmo depois da qualificação, que acontece ao final do primeiro ano, é possível mudar a direção da pesquisa.”

29/04/2016

 

Quando candidatou-se obteve auxílio ou indicação de alguém com vínculo a universidade?

Quando recebi informação da vaga, ofereceram primeiro uma bolsa de estágio por 4 meses pra que pudessem me avaliar primeiro antes de eu me inscrever pro doutorado. Daí quando eu fiz inscrição eles já me conheciam e eu já morava em Trento, então acho que isso já era indicação suficiente.

Apesar de eles não fazerem mais isso hoje em dia porque as regras de estágio na Universidade mudaram, os grupos de pesquisa continuam procurando meios de conhecer os candidatos antes. Por exemplo, um professor do meu grupo de pesquisa me enviou e-mail anunciando vagas relacionadas a um novo projeto financiado pelo Conselho de Pesquisa Europeu na área de Software Evolution, pedindo indicações/divulgação. Ao final da mensagem ele pede para interessados enviarem CV para a secretária do grupo antes de fazerem a aplicação oficial pro doutorado.

Apesar disso, acredito que muitas pessoas façam inscrição sem ter indicação de conhecidos do grupo de pesquisa para o qual estão se inscrevendo.

17/02/2011

 

Em relação ao seu curriculo Lattes, antes da candidatura do doutorado. Vc tinha muitas publicações relacionadas ao tema de sua pesquisa?

Com relação a Engenharia de Software em geral, sim, algumas. Com relação a Engenharia de Requisitos, que é a área específica que eu trabalho hoje, não.

17/02/2011

 


Sobre o curso de doutorado

Eu li no documento “Manifesto of Studies” que o estudante deve concluir 156 créditos, em diferentes atividades. Você sabe dizer se alguma dessas atividades inclui ter que dar aulas? Os seminários obrigatórios são aulas?

Não, não é obrigatório dar aulas. Alguns professores pedem a seus alunos para serem “Teaching Assistants” e neste caso quase sempre se recebe uma grana a mais pelo serviço. Este semestre eu estou fazendo isso e meu orientador pediu que, como TA, eu desse 6 tutoriais (aulas práticas) e ajudasse a responder as dúvidas dos alunos e corrigir trabalhos.

O que eu sei até agora que são créditos obrigatórios é fazer 5 matérias no 1º ano e 3 no 2º ano. Cada matéria vale 3 créditos, portanto o total é de 24 créditos. Não sei de onde vêm os outros 132 créditos… De repente pode ser de avaliações do seu orientador, apresentação de qualifying (que deve ser feito um pouco depois do final do 1o ano), etc.

16/03/2010

 

Andreza, amiga de Trento e também egressa do programa, complementa: “Tem que ver com os mais novos pois ouvi nos meus últimos dias que estavam pensando em aplicar obrigatoriedade de lecionar.”

28/04/2016

 

Eu não encontrei nada no edital sobre o inicio das aulas, quem participa desse processo se for aprovado inicia em janeiro?

O ano letivo começa sempre no dia primeiro de novembro e eles esperam que você já esteja em Trento nesta data (caso não seja possível, uma nova data é negociável com seu orientador). Você recebe uma mesa para trabalhar, com um computador (desktop ou laptop), porém às vezes eles atrasam na entrega do computador, portanto se você tiver um laptop é bom trazer.

As aulas não tem data certa pra começar, mas a maioria delas não começa antes de janeiro. Dá uma olhada no site http://ict.unitn.it/program, clicando em Courses pra ver os cursos que foram oferecidos a cada ano. Cada um tem uma data própria, dependendo do professor e disponibilidade de salas. Um doutorando deve fazer 5 matérias no primeiro ano e 3 no segundo (porém você pode substituir matérias por Summer Schools ou por matérias do curso de mestrado se o seu orientador concordar).

22/02/2011

 

As disciplinas são em inglês ou italiano ?

Em inglês. A lingua oficial do doutorado é o inglês, então dentro da faculdade tudo pode ser feito em inglês. Na universidade como um todo, quase tudo é resolvido em inglês (quando sai do departamento já não é garantido que os funcionários falem inglês). Mas pro que for mais urgente o Welcome Office tem um serviço no qual um estudante italiano que fala inglês te acompanha para te ajudar.

No entanto, para viver na Itália é altamente recomendável aprender o italiano, visto que na rua não é tão comum que as pessoas falem inglês. Muitos estudantes começam a aprender italiano depois que vem pra cá, então “sem stress”. Não é muito difícil pra nós que falamos português.

15/04/2010

 

No segundo e terceiro anos, alguns créditos são oferecidos por 6 meses de pesquisa em um centro de pesquisas extrangeiro, ou como alternativa, o aluno pode fazer atividades experimentais em empresas. Fiquei na dúvida se o aluno deverá se mudar para outra cidade, ou coisa parecida.

Os 6 meses em centro de pesquisa estrangeiro significam sim morar fora. Para quem entrou em 2008 como eu não é obrigatório fazê-lo. Eu estou no processo de decisão com relação a isso neste momento (devo escolher nos próximos meses). Meu orientador ficou de dar uma ajuda, identificando um possível local onde a colaboração de pesquisa seria boa. Alguns anos depois eles mudaram as regras para que fosse obrigatório para novos alunos, mas não significa que eles não possam mudar de novo.

16/03/2010

 

Andreza, amiga de Trento e também egressa do programa, complementa: “É obrigatório e o tempo mínimo é de 3 meses podendo estender para 6 meses. Neste período você ganha mais 50% do valor da sua bolsa, como ajuda de custo para viver no exterior.”

28/04/2016

 

Em geral, o que você está achando de fazer doutorado em Trento?

Estou achando o doutorado aqui muito bom. Trento é um lugar ótimo de morar a universidade tem uma infra-estrutura boa e os professores são também muito bons, com pesquisas ativas, etc. Dentre as possibilidades na Europa, a Itália é um país em que a adaptação (não só minha, mas também da minha esposa) é bem mais fácil. Espanha e Portugal são outros países que facilitam esta adaptação. Isso conta muito no final.

Quanto ao programa de doutorado, acho que tudo depende muito do orientador e da pesquisa na qual você é inserido. Fazer doutorado com o John Mylopoulos pra mim é fantástico, qualquer que seja a universidade, porque ele é um pesquisador muito muito bom.

No entanto, pra efeito de comparação, o doutorado da Holanda oferece uma infra-estrutura muito melhor (informações obtidas com meu cunhado que fez doutorado lá):

  • Ao invés de aluno, ele foi contratado como funcionário (talvez isso signifique que tenha que dar aulas);
  • Ele tinha um escritório que dividia com uma pessoa, enquanto eu aqui trabalho num “Open Space” com outros 20 doutorandos;
  • A bolsa lá é maior;
  • Os grupos de pesquisa possuem muito dinheiro e você vai pra qualquer conferência que você aprovar artigo. Aqui eu dei sorte que o John também tem muitos projetos e fundos de pesquisa, então acontece o mesmo. Mas alguns alunos tem que se virar com o dinheiro fornecido pela Universidade, que acho que é € 2 mil divididos nos 3 anos de doutorado;
  • Os grupos lá também possuem secretárias, enquanto aqui somente alguns grupos tem e a maior parte das vezes os alunos é que tem que correr atrás das burocracias.

Não estou dizendo que o doutorado lá é melhor, apenas que a infra-estrutura lá é melhor, enquanto que como país é bem melhor morar na Itália (clima e adaptação). Já como doutorado, como já disse, acho que depende muito do orientador e do grupo de pesquisa.

16/03/2010

 

Você está aí há quanto tempo? Está em qual linha de pesquisa?

Fiz um estágio em pesquisa de Setembro/2007 a Janeiro/2008, mas me mudei pra cá em definitivo pra fazer o doutorado em Maio/2008 (apesar do meu primeiro ano letivo só ter começado na prática no dia 01/11/2008).

Participo do grupo de pesquisa de Engenharia de Software e Métodos Formais e, mais especificamente, minha pesquisa é na área de Engenharia de Requisitos, aplicada a sistemas auto-adaptativos.

22/02/2011

 

O que é o título “Doctor of Research”? Ele é o mesmo que “Doctor of Philosophy (Ph.D.)”, ou é diferente, por serem 3 anos de doutorado? Ele é aceito fora da Itália?

Acredito que valha em toda a Europa e outros países que reconheçam automaticamente. No caso do Brasil, é preciso passar por um processo de revalidação.

O que vem escrito no meu diploma é o seguinte: “We, Professor (nome do reitor), Rector of the University of Trento, given the achievements in the course and the results of the final exam, passed on (data da defesa) of Research Doctorate in Information and Communication Technology, Area of Research in Computer Science, confer upon (seu nome) born in (local e data de nascimento) the title of DOTTORE DI RICERCA (só em italiano mesmo). This certificate is effective under law.”

Na prática, eu digo que meu título é de “Ph.D.” mesmo. Outros colegas lá em Trento fazem o mesmo.

Sobre ser 3 anos de doutorado, esse é o período inicial da bolsa e a duração mínima do curso. Você pode estender por até mais 2 anos (então é de 3 a 5 anos), porém depois do 3º ano você tem que ver com seu orientador como fazer pra se sustentar (se ele tiver financiamento, pode te pagar uma bolsa com dinheiro de projeto, que foi o que aconteceu comigo — eu levei 3 anos e meio mais ou menos pra concluir).

27/04/2016

 

Andreza, amiga de Trento e também egressa do programa, complementa: “No meu diploma (mais atual que o seu) vem escrito: Dottore di Ricerca / Doctor of Philosophy.”

28/04/2016

 


Sobre bolsa e custos de vida

Sobre as bolsas, sabe o valor aproximado ? Existe alguma taxa que precisa ser paga anualmente, se existir está incluída na bolsa?

A bolsa é de € 2.070,00 por bimestre (ou seja, € 1.070 pra se manter em um mês). Todo ano você tem que pagar a Taxa de Direito ao Estudo (TDS em italiano), que é de € 130,00. Não está incluída na bolsa.

Eles têm dado até hoje também uma ajuda de custo para aluguel no valor de € 200 mensais, pagos a cada 6 meses. Todo ano deve ser renovado e eles não garantem que no próximo ano continuarão a dá-la.

Além disso, a Universidade paga também seu seguro saúde, mas só depois que o doutorado começar. De qualquer forma é bom vir pra cá com algum seguro. Se você contribui pro INSS, pode pegar um formulário que se chama IB-2, que é uma convenção Brasil-Itália que te dá direito à saúde pública aqui. Na imigração talvez eles cobrem seguro-saúde só pra você poder entrar na Itália.

15/04/2010

 

As bolsas só começam a ser pagas a partir do início do período letívo (inicio de novembro) ou apenas em Janeiro?

A bolsa é pré-paga e bimestral. Você recebe a bolsa de novembro-dezembro no início de novembro.

11/06/2016

 

No edital fala sobre a bolsa de € 13,638.47 por ano, mas tem que uma lista de prioridade e que é paga bimestral. Essa lista é muito concorrida? É difícil conseguir a bolsa? E esse esquema de bimestral é você “trabalha” por dois meses sem receber nada, ai recebe esses meses?

O valor é este mesmo, o que dá € 2.273,08 pagos a cada bimestre, o que é equivalente a € 1.136,54 ao mês. Porém, não sei se a bolsa aumentou um pouco ou se esse valor aí é bruto, porque líquido na minha conta chegam € 2.070,55 a cada 2 meses.

Este ano são 84 vagas (se não me engano), a maioria delas com bolsa. Algumas bolsas são ligadas a empresas (o que pra mim é tenso, porque você tem que trabalhar numa empresa e fazer seu doutorado em paralelo), outras são ligadas a projetos Europeus (o que também gera uma carga de trabalho extra, pois muitas vezes é preciso trabalhar em documentos e outros artefatos que não estão necessariamente ligados à linha de pesquisa) e existem aquelas que são livres de qualquer obrigação (além, claro, de trabalhar direito, ou seu orientador pode te expulsar do programa). Fechando o parênteses e retornando à sua pergunta, se você passar na seleção acho que não é difícil conseguir bolsa.

Quanto ao esquema ser bimestral, é isso mesmo. A bolsa é paga em Janeiro, Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro, sempre no começo do mês, exceto em Janeiro que, por conta da virada do ano fiscal, eles sempre atrasam e pagam no final do mês. Portanto, é interessante vir pra cá com algum dinheiro. Desta forma, você pode fazer o mesmo esquema que eu: a bolsa que recebo em Janeiro, uso nos meses de Fevereiro e Março; a bolsa que recebo em Março, uso nos meses de Abril e Maio; e assim por diante.

Por fim, a Universidade e a Província te dão, cada uma, € 100 por mês para auxílio-aluguel. Esse auxílio é renovado anualmente (o que significa que qualquer ano desses um dos dois — ou os dois — pode parar de oferecer o auxílio) e é pago semestralmente! Funciona praticamente como uma poupança forçada: a cada 6 meses você recebe € 1.200!

17/02/2011

 

Tem algum benefício proveniente de outra bolsa de pesquisa?

Existem algumas outras oportunidades para ganhar um extra, como Teching Assistant (se o seu orientador te convidar, principalmente) e monitor de estudos para alunos de graduação e mestrado. É só se informar.

17/02/2011

 

Como é o custo de vida por ai?

Dá pra viver razoavelmente bem com a bolsa. Tudo depende do nível de vida que você está acostumado no Brasil. Mas em geral, desconsiderando a conversão € -> R$, o custo de vida aqui é mais baixo (em outras palavras, se vive melhor com € 1.000 aqui do que com R$ 1.000 no Brasil).

Para o seu primeiro ano a Universidade oferece acomodações junto à Opera Universitaria di Trento, que tem quartos em alojamentos estudantis por € 250 ao mês, tudo incluso (quarto, luz, água, gás e roupa de cama e banho). No maior alojamento que eles tem, os quartos são com banheiro individual mas a cozinha é compartilhada.

Como estudante você pode comer no restaurante universitário (almoço e janta). Um prato “snack” (uma massa e uma salada) custa € 2,20. Um completo (massa + carne + verdura + salada + sobremesa) custa € 4. Água e refrigerante (genéricos, claro) estão incluídos.

De supermercado eu e minha esposa juntos não passamos de € 300 por mês. Transporte você pode pegar um passe de ônibus para o ano todo por volta de € 150, se não me engano. A universidade empresta bicicletas por € 5 ao mês e você pode comprar uma usada por até uns € 60 (uma boa mesmo por uns € 90). Ligações de celular pré-pago aqui custam entre 15 e 20 centavos de “scatto” (a ligação em si) e mais 15-20 centavos por minuto.

Como você pode ver, é bem tranquilo morar aqui com mil Euros, dependendo só de quanto você gasta com “supérfluos” como sair pra um bar com os amigos, comer num restaurante, etc.

15/04/2010

 


Sobre a vida em Trento

Você mora em um “alojamento” dentro da faculdade e paga para usa-lo, ou aluga um imóvel na cidade, como morador mesmo?

Como minha esposa também se mudou pra cá e dado que ela não é estudante na universidade, não é possível pra mim solicitar alojamento universitário (que é administrado pela Opera Universitaria di Trento). Então eu aluguei um apartamento quarto e sala só para nós. Outra opção que muitos estudantes escolhem é alugar um quarto em um apartamento com outras pessoas (república).

22/02/2011

 


Sobre o retorno ao Brasil

O diploma da Universidade de Trento vale no Brasil?

Não automaticamente, ele tem que passar por um processo de revalidação de diploma em alguma universidade brasileira que tenha um curso similar ao que você fez (ex.: Doutorado em Ciência da Computação). Foi aprovado no Senado e encontra-se na Câmara um projeto que tem a intenção de instituir o “reconhecimento automático de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de reconhecida excelência acadêmica”. Resta saber se a Universidade de Trento teria reconhecida excelência acadêmica…

10/06/2016

 

Como faço para revalidar meu diploma de doutorado no ICT/DISI/Unitn?

Cada universidade brasileira tem suas regras para revalidação e é importante consultá-las antes de mais nada. No entanto, há um conjunto de documentos que você pode obter com o DISI/Unitn que provavelmente serão úteis na hora de revalidar o diploma, qualquer que seja a universidade. Os passos que eu segui, em 2012, para efetuar a revalidação foram os seguintes:

  1. Solicitei três documentos que resumiam a minha história com o ICT/DISI/Unitn: um histórico das disciplinas cursadas (Booklet), uma declaração de recebimento de bolsa e uma atestação de informações gerais sobre o programa de doutorado. As duas primeiras foram assinadas pelo coordenador da escola de doutorado, enquanto a última foi assinada pela coordenadora do escritório central dos doutorados da Unitn;
  2. Fui ao Commissariato del Governo per la Provincia di Trento na Via Piave, perto da esquina com o Corso 3 Novembre, levando meu diploma e esses três documentos acima para que eles pudessem autenticar as assinaturas do reitor, chefe do departamento, chefe da escola de doutorado, etc.;
  3. Com as firmas reconhecidas, fui ao Consulado Brasileiro em Milão para obter o reconhecimento do consulado, sem o qual o diploma não tem como ser reconhecido no Brasil (acho que tem a ver com o serviço consular de legalização e autenticação;
  4. Concluído tudo que tinha que ser feito na Itália, voltei ao Brasil e dei entrada no pedido de revalidação na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Notas sobre os itens requeridos pela Ufes:
    • Item 3: “verificar se a autenticidade do diploma foi atestada pela autoridade consular brasileira onde o mesmo foi emitido” — ou seja, passo 3 acima;
    • Item 4: exige tradução juramentada do diploma (tem que mandar fazer);
    • Itens 5, 6 e 8: se referem, respectivamente, ao booklet, à declaração de bolsa e à atestação de informações do programa de doutorado, obtidos no passo 1;
    • Item 7: se refere ao documento que você obtém ao final da defesa, antes do diploma, então tem que guardar esse também!
    • Item 10: se refere à ementa (syllabus) de cada disciplina cursada (listada no booklet), que dá pra obter da página da escola de doutorado ou no sistema de informação acadêmico do DISI/Unitn (chamado ESSE3).
    • Depois bastou aguardar o trâmite: a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) enviou ao Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), que designou um professor do programa pra avaliar a tese pra verificar a equivalência com o programa da Ufes (i.e., se seu trabalho mereceria o doutorado também no programa brasileiro). Depois de aprovada no PPGI, volta à PRPPG e segue para os conselhos superiores da Ufes para aprovação e assinatura do reitor.

10/05/2016

 

Andreza, amiga de Trento e também egressa do programa, complementa para quem tem cidadania Italiana e não usa o passaporte brasileiro pra entrar na Itália: “Sobre o tempo de permanência [Item 6 da revalidação na Ufes, que diz que ‘as cópias dos passaportes deverão estar legíveis e sem rasuras’], no meu caso também tenho a cidadania e pedi na prefeitura uma declaração de que morei lá no período do doutorado. Ou se você reunir os contratos de aluguel acredito que seja suficiente.”

Sobre a validação do diploma no consultado, Andreza completa: “Para legalizar precisa ter as assinaturas autenticadas. Pra reconhecer as assinaturas em Trento, se não me engano é gratuito. No consulado custa 5 Euros por documento (este valor é o que paguei exatamente uma ano atrás, pode ter tido reajuste). Os documentos ficam prontos no mesma hora, mas tem que marcar um horário para ir no consulado, pelo site você pode encontrar maiores detalhes de como funciona. Acho que se o documento tiver mais de uma página (no caso da ata de defesa) a legalização é cobrada por página. O que você pode fazer para economizar, é pedir pra dobrar a ponta superior, grampear e colocar um carimbo no grampo e na parte grampeada das demais páginas, assim terá somente uma legalização.”

10/05/2016