Vítor E. Silva Souza

vitor.souza@ufes.br
+55 (27) 4009-2196

Curriculum Vitae (CNPq Lattes) Google Scholar

Estamos selecionando estudantes de Computação para atuarem na equipe que desenvolverá o Hub Criativo Virtual do Programa ES+Criativo (Secult/ES).

O Hub Criativo Virtual consistirá em ambiente inovador, dedicado à economia criativa, que realizará ações virtuais de promoção do empreendedorismo criativo, identificará os criativos e seus territórios e oferecerá ferramentas para desenvolver e valorizar a economia criativa capixaba.

O projeto tem fomento FAPES e será desenvolvido numa parceria entre o NEMO e o LOOP (Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais) do Centro de Artes da UFES. Os professores Hugo Cristo e eu coordenaremos, respectivamente, as equipes de design e desenvolvimento do Hub Criativo Virtual. Estudantes de design podem conferir as oportunidades de bolsa no site do LOOP/UFES.

Informações da bolsa

• Número de vagas: 03 (três);
  • Valor: R$ 800,00 (oitocentos reais) – bolsa FAPES BPIG-VI;
  • Carga horária semanal: 20h (início via trabalho remoto);
  • Duração: até 12 meses, conforme demandas do projeto;
  • Início: 01/07/2021.

Requisitos e seleção

São requisitos para atuar no projeto:

• Ser estudante de graduação regularmente matriculado em Ciência da Computação ou Engenharia de Computação. Outros cursos do Centro Tecnológico (ex.: Engenharia Elétrica) poderão ser considerados caso o estudante justifique ênfase em desenvolvimento de software;
  • Bom domínio de programação estruturada e orientada a objetos (tendo já sido aprovado nas disciplinas de Programação II e Programação III, no caso dos estudantes de Computação);

São diferenciais na seleção dos candidatos:

• Bom desempenho em disciplinas de Engenharia de Software do currículo do curso de Computação (Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos, Projeto de Sistemas de Software, etc.);
  • Domínio ou familiaridade com técnicas de gamificação;
  • Dedicação “exclusiva” ao projeto (além do curso de graduação, não estar envolvido em outras demandas, como estágio, Iniciação Científica, etc.).

Além dos critérios e diferenciais, uma das bolsas será reservada para estudante que ingressou na UFES por cota (reserva de vaga) e/ou esteja cadastrado no PROAES/UFES. Caso não haja inscrição de nenhum estudante nestas condições, a vaga poderá ser ocupada por candidato da ampla concorrência.

Inscrições

Estudantes interessados podem se inscrever até o dia 31/05/2021 preenchendo o formulário disponível por meio do link abaixo. Para preenchê-lo, é preciso estar autenticado em sua conta institucional (a mesma que usa na plataforma Google Sala de Aula):