Oportunidades de orientação

Se você tem interesse em trabalhar comigo, existem oportunidades em:

Iniciação Científica (IC)

Oportunidade voltada para alunos de graduação da Ufes, em especial dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação, que estejam já na segunda metade do curso (a partir do 4º ou 5º período, por exemplo). A duração do trabalho é de um ano.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes publica anualmente (por volta do mês de Abril) um edital para inscrição no Programa Institucional de Iniciação Científica como voluntário ou concorrendo a uma bolsa (o valor da bolsa do CNPq, por exemplo, pode ser visto aqui). Os alunos são classificados de acordo com o currículo acadêmico do professor e a nota dada ao projeto de pesquisa entregue no momento da inscrição.

O resultado da seleção é, em geral, divulgado no mês de julho e o aluno trabalha de agosto até julho do ano seguinte, tendo que entregar um relatório parcial por volta de janeiro/fevereiro. Além de entregar um relatório final, o aluno deve produzir um poster e apresentá-lo na Jornada de Iniciação Científica da Ufes, que ocorre por volta do mês de novembro após a conclusão do projeto.

Os projetos de IC que oriento em geral estão relacionados com outras pesquisas que realizo, nas seguintes áreas:

  • Projeto ODE: desenvolvimento de ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering) dentro do ambiente ODE, utilizando tecnologia Eclipse RCP 4;
  • Projeto Zanshin: desenvolvimento de ferramenta CASE ou de framework que trabalhe com modelos de requisitos para sistemas adaptativos.

Alunos interessados em fazer IC comigo devem me procurar no início do ano. Domínio da linguagem Java é obrigatório, domínio de tecnologias Eclipse (RCP, EMF, etc.) é desejável. Domínio do idioma inglês para leitura e escrita também é desejável. Em uma outra página, escrevi instruções para meus alunos de IC. A leitura dessa página pode dar uma ideia mais aprofundada do trabalho envolvido durante a Iniciação Científica.

Trabalho de Conclusão de Curso

Oportunidade voltada para alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do Departamento de Informática da Ufes que estejam concluindo o curso. A duração do trabalho é de um ano: o aluno matricula-se em Projeto Orientado de Graduação I (PG1) no 9º período e Projeto Orientado de Graduação II (PG2) no 10º período.

O objetivo do TCC é demonstrar que o aluno consegue aplicar conhecimento aprendido em várias matérias ao longo do curso em um projeto único com duração de um ano. O projeto não necessariamente deve estar ligado a uma atividade de pesquisa do professor orientador, mas muitas vezes isso ocorre e, assim, o aluno produz material que pode ser usado por outro aluno (de mestrado) em uma pesquisa específica.

Os projetos de TCC que oriento são projetos de Engenharia de Software e desenvolvidos em Java (para Web ou não). Portanto, o TCC envolve conhecimento aprendido nas disciplinas de Programação III, Engenharia de Software (4º período), Engenharia de Requisitos de Software (5º período), Projeto de Sistemas de Software (6º período) e Banco de Dados (7º período). O aluno que teve bom desempenho nessas disciplinas terá maior facilidade de conduzir um TCC sob minha orientação.

Durante a disciplina PG1, espera-se que o aluno: (a) defina um problema a ser resolvido por meio do desenvolvimento de um sistema de software; (b) levante os requisitos do sistema junto aos stakeholders, produzindo um documento técnico de levantamento de requisitos; (c) analise os requisitos do sistema, produzindo um documento técnico de análise de requisitos (diagramas de classes e de casos de uso). O colegiado do curso exige a entrega de um anteprojeto que é produzido rapidamente (são poucas páginas) a partir do que foi feito durante essa disciplina (ver detalhes com o colegiado).

Durante a disciplina PG2, espera-se que o aluno: (a) elabore o projeto da solução do sistema, produzindo um documento de projeto (arquitetura, diagrama de classe no nível de projeto, projeto de banco de dados e de interface com o usuário); (b) implemente um protótipo da solução projetada; (c) escreva a monografia com base na documentação técnica produzida ao longo dos dois semestres. O colegiado do curso exige a aprovação do trabalho — incluindo monografia e apresentação oral — por uma banca avaliadora e a entrega de um CD com a versão final do trabalho (ver detalhes com o colegiado).

Dadas as expectativas acima, alunos interessados em fazer TCC comigo devem me procurar antes do semestre letivo em que pretendem matricular-se em PG1 ou no máximo durante as primeiras semanas do semestre se já estiverem matriculados. Não serão aceitos alunos que me procurarem ao final de PG1 para obterem minha assinatura no anteprojeto e conduzirem todo o trabalho durante o semestre de PG2. Domínio do conteúdo das matérias citadas acima (ou seja, Java, análise e projeto orientado a objetos e banco de dados) é obrigatório.

Em uma outra página, escrevi instruções para meus alunos de TCC. A leitura dessa página pode dar uma ideia mais aprofundada do trabalho envolvido durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Mestrado

Oportunidade voltada para profissionais de nível superior (já formados em curso de graduação) das áreas afins às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Ufes (ex.: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, e afins). Em particular, minha pesquisa encontra-se na linha de Sistemas de Informação, mais especificamente nos campos de Engenharia de Requisitos, uso de Ontologias em Engenharia de Software, Engenharia Web e a Web Semântica. A duração do mestrado é de, no máximo, 2 anos e meio.

O objetivo do mestrado é participar de pesquisa científica realizada pelo professor orientador. Diferentemente do doutorado, em que o aluno deve encontrar um novo problema de pesquisa dentro de uma área, no mestrado o orientador direciona o aluno para um problema de pesquisa que ele já sabe que existe para que o aluno desenvolva. De modo geral, o trabalho envolve pesquisa bibliográfica de trabalhos relacionados, o desenvolvimento de propostas em termos de linguagens, processos/métodos, ferramentas, etc. e a validação das propostas por meio de experimentos e/ou simulações.

Além do trabalho de pesquisa, o PPGI exige que o aluno cumpra créditos por meio de disciplinas, estágio em docência (no caso do aluno receber bolsa) e estudos dirigidos. Antes de ingressar no mestrado, recomenda-se que o aluno leia atentamente o edital vigente e familiarize-se com o regimento do PPGI e o regimento geral da pós-graduação na Ufes.

Alunos interessados em fazer mestrado comigo devem me procurar após aprovação na primeira fase do processo seletivo do PPGI, caso eu tenha oferecido alguma vaga de mestrado naquele semestre (de maneira geral tento oferecer ao menos uma por semestre). Caso deseje, o aluno pode me procurar antes para conhecer um pouco das oportunidades de pesquisa, de modo a decidir se se inscreve ou não no processo seletivo. Do aluno exige-se bom conhecimento em Engenharia de Software, desenvolvimento Orientado a Objetos (Java é desejável) e que tenha bom domínio do idioma inglês (em particular para leitura e escrita).

Importante! A partir de 2015/1, o PPGI passará a usar o POSCOMP (Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação) como parte do critério de seleção. Alunos que não se inscreverem no POSCOMP e participarem do exame não poderão participar do processo seletivo para o mestrado.

Em uma outra página, escrevi instruções para meus alunos de mestrado. A leitura dessa página pode dar uma ideia mais aprofundada do trabalho envolvido durante o mestrado.