Título: A Methodology for Agent-Oriented Analysis and Design

Autores: Wooldridge, M.; Jennings, N.; Kinny, D.

Palavras-Chave: metodologia, agente, sistema, análise, projeto, regras, protocolos, responsabilidades

Localização: www.inf.ufes.br/~tavares/dsba

 

Principais idéias do artigo:

§         Artigo apresenta metodologia para análise e projeto orientados à agentes, que é fundamentada na visão de um sistema como uma organização computacional baseada em agentes (papeis) que interagem.

§         Os agentes podem ser usados por desenvolvedores de software para entender naturalmente, modelar e desenvolver uma classe importante de sistemas complexos distribuídos.

§         Muitas das metodologias existentes não conseguem identificar e modelar os agentes com caraterística flexível, tão pouco o comportamento autônomo para resolução de problemas, suas interações e a complexidade das estruturas organizacionais de um sistema de agentes.

§         Diferentes agentes podem ser implementados usando diferentes técnicas e linguagens de programação.

§         A metodologia orienta seu construtor a pensar na construção do sistemas como um projeto organizacional, onde a  entidade mais abstrata é o próprio sistema, que pode ser imaginado como um sociedade onde os agentes representam seus papéis, que é definido através de: responsabilidades, permissões e protocolos.

§         As Permissão de um papel identificam os recursos que estão disponíveis para o agente realizar suas responsabilidades.

§         Os Protocolos de um papel são as formas que estes podem interagir com outros papéis.

§         O objetivo na fase de análise é modelar o sistema como uma organização multi-agente, onde são gerados os modelos de papéis e o modelo de interação.

§         No processo de análise, ao identificar os papéis no sistema, cada papel identifica os protocolo associados,  gerando um modelo de interações.

§         Com o modelo de protocolos, elabora-se o modelo de papéis com suas permissões, responsabilidades e protocolos.

§         No projeto são gerados três modelos:

§         Modelo dos agentes: identifica tipos de agentes.

§         Modelo de serviços: identifica serviços associados aos agentes.

§         Modelo de conhecimento: identifica o conhecimento de cada tipo de agente

§         No projeto, cria-se o modelo de agentes,  formando uma hierarquia de tipos de agentes. Depois, cria-se o modelo de serviços, e modelo de conhecimento a partir dos modelos de interações e do de agentes.

 

Comentário

Pude compreender um pouco mais como aplicar o paradigma de agentes.

 

Autor do fichamento:

Nome: Gilber Machado

E-mail: gilber_machado@hotmail.com