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O objetivo fundamental do projeto consistiu em estabelecer ambiente
computacional que permitisse realizar
simulações para fornecer subsídios para a alocacao e despacho de equipes
para atendimentos de emergência. Os dados fundamentais dessas
simulações são:
- a localização geográfica das chaves onde podem ocorrer
as emergências;
- a distribuição geográfica das bases onde as equipes de
atendimento se encontram estacionadas;
- o histórico de ocorrências, incluindo:
- data e hora de registro da ocorrência;
- tempo e distância de deslocamento da equipe;
- tempo de espera pela chegada da equipe ao local
do serviço;
- tempo de reparo;
- definição de conjuntos de consumidores
afetados.
- a definição dos conjuntos de consumidores do Estado;
- os dados históricos de DEC e TMM.
A partir desses dados, o sistema computacional proposto deveria permitir
ao usuário:
- realizar simulações de despacho de equipes, gerando
relatórios de DEC e TMM e usando dados de:
- distribuições de equipes de atendimento,
obtidas automaticamente ou não;
- dados históricos de ocorrências;
- propor distribuição de equipes de campo, incluindo
localização geográfica e definição do número de equipes.
A figura 1 mostra mapa com todas as posições de todas as
chaves da empresa no Estado do Espírito Santo. São mais de
chaves. Cada chave representa potencialmente um ponto onde pode ocorrer
a qualquer momento uma falha, demandando um atendimento emergencial. Reduzir
os tempos de atendimento demanda reduzir essencialmente o tempo de espera
entre a detecção da falha, possivelmente via registro de ocorrência
procedente de reclamação de usuário, e a chegada da equipe de atendimento
à chave correspondente. Isso é em essência um problema de despacho
e roteamento de equipes de manutenção, ver [#!rich:vrp!#], que se tratado
por algoritmos exaustivos poderia demandar, em casos extremos, milênios de
processamento de dados, como veremos a seguir.
Figura 1:
Mapa de chaves
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\includegraphics[scale=0.8]{ch.ps}](img2.png) |
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Raul Henriques Cardoso Loopes
2005-02-25