Programa Anual de

Pesquisa & Desenvolvimento

Ciclo 2002/2003

 
                    

 

 

GERENTE DE PROJETO

Nome do funcionário: Joâo Bosco Queiroz Ferreira_________________________________

Matrícula: 5147-1____________            Lotação:  DSCE _____________________________________________________

E-mail: jbosco@escelsa.com.br__________  Ramal: 4070_____________________________

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO

 

Valor total do projeto: R$ (362.194,60)    Custo Ciclo Atual: R$ (362.194,60 )

 

Duração: (   X   ) 12 meses    (       ) 24 meses

 

Instituição de pesquisa participante: ( Universidade Federal do Espírito Santo )

 

Resulta produto para comercialização? :   (    X   ) SIM     (        ) NÃO

 

A proposição do projeto foi de origem:  (    X    ) INTERNA       (         ) EXTERNA

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


TÍTULO DO PROJETO

Escalonamento, Locação e Remanejamento de Equipes de Atendimento a Reclamações (Plantão)

 
 

 

 

 

 


RESUMO DO PROJETO

( Apresentar de forma clara e concisa os objetivos do projeto, a metodologia da pesquisa e os resultados a serem alcançados )

               

            Este projeto lida com a alocação de equipes de atendimento a reclamações de consumidores (plantão). Abstratamente, o problema e' considerado em um contexto em que são considerados como pressupostos:

  • Existe um região geográfica com pontos claramente definidos que representam locais vulneráveis onde a distribuição de energia pode sofrer interrupções.
  • Existem pontos dessa região onde equipes de serviço estão alocadas, que a qualquer momento podem se deslocar para atendimento e reparação de eventuais interrupções de fornecimento de energia e outros serviços.

O problema que se coloca nesse contexto consiste em:

  • reduzir o tempo de início de atendimento a reclamações;
  • reduzir os indicadores de desempenho das equipes e do sistema, em particular, o TMA (Tempo Médio de Atendimento), o FEC (Frequência Equivalente por Consumidor) e o DEC (Duração Equivalente por Consumidor).
  • reduzir os custos de atendimento, pela redução de deslocamentos e do número das equipes de atendimento.

O objetivo do projeto consiste em propor um sistema automático de escalonamento das equipes do plantão.

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O problema colocado permite várias formulações, todas elas clássicas na literatura de computação. Entre elas, poderíamos, por exemplo, considerar o roteamento de veículos, em que se deseja obter um escalonamento de uma frota de veículos para entrega de mercadorias em um região geograficamente limitada.

No entanto, o modelo teórico mais flexível que abarca o problema de roteamento de veículos e também o problema de servidores distribuídos de páginas parece ser aquele que é conhecido na literatura como problema dos k servidores. Nesta formulação, admite-se um espaço cartesiano bidimensional. Dada uma seqüência de requisições, cada uma define um ponto em que um serviço é requisitado. Uma requisição é atendida no instante em que ela se apresenta se existir um servidor no ponto, no momento em que a requisição é apresentada. A não existência de servidor no ponto demanda o deslocamento de algum servidor de outro ponto para lá. O custo de tal deslocamento é dado por uma função de custo, que codifica uma função de distância. É importante observar, no entanto, que essa função de distância não precisa e, no contexto colocado, não deve ser Euclidiana: o custo do problema não é necessariamente igual ao custo de deslocamento e nem tem relação apenas com distância no sentido geográfico.

Um complicador adicional do problema refere-se ao fato da natureza do mesmo ser essencialmente online: as requisições do sistema não estão plenamente definidas ao início de execução. Na literatura clássica de computação várias abordagens têm sido adotadas:

  • tratar o problema como puramente off-line, o que demanda a segmentação das requisições, conforme elas se apresentam;
  • tratar o problema com sua natureza on-line, usando algoritmos clássicos de serviço distribuído de páginas;
  • considerar o problema dentro do paradigma de acumulação paralela de dados, em que, fundamentalmente se admite a existência de um gerador de entradas assíncrono e em que se considera que um segmento de entrada está processado se a computação de sua solução pode ser terminada antes que um novo problema se apresente.

A natureza on-line do problema e a geração assíncrona de entradas esperada indica para um enquadramento de solução dentro do último paradigma.

 

A proposta de desenvolvimento de sistema consiste em:

  1. Levantar o histórico das Notas de Reclamação (NR’s), dos deslocamentos de equipes e dos tempos de atendimento e interrupção, usando um sistema de informações geográficas.
  2. Propor soluções heurísticas para o problema, tais como as soluções geradas a partir de algoritmos genéticos, de simulated annealing ou de tabu search, levando em conta o paradima de acumulação de dados.
  3. Pesquisar solução de desempenho garantido, baseada em algoritmos de aproximação.
  4. Visualizar graficamente as soluções geradas para o problema, através do sistema de informações geográficas, bem como obter informações a respeito dos custos e propriedades destas soluções.
  5. Permitir ao usuário alterar as soluções apresentadas de modo a ajustá-las a contextos específicos eventualmente relevantes.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 


ANÁLISE ECONÔMICA DO PROJETO

Custo:

 

   UFES-FEST:                                                                                     R$ 289.694,60

   Equipamentos (adquiridos diretamente pela ESCELSA):         R$   20.000,00

   ESCELSA                                                                                         R$   52.500,00

   TOTAL                                                                                             R$ 362.194,60

 

Estimativa de Benefícios:

 

    Redução do tempo de atendimento (TMA)

    Redução de deslocamento

    Redução do custo de veículos

    Redução do custo do atendimento (Custo por NR)

    Melhorar desempenho dos Conjuntos

    Evitar/Reduzir penalidades ANEEL

 

Uma economia/redução de 10% no custo de transporte (veículos) da DST

(Superintendência de Serviços Técnicos) equivale a R$ 271.401,00 ano.

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