Módulo de Computação Gráfica

Objetivos

O módulo de Computação Gráfica pretende apresentar ao aluno algumas das técnicas de construção de imagens via computador. Talvez deveria ser chamado de Introdução à Computação Gráfica, pois não se tem a pretensão (nem seria possível fazê-lo dada a exiguidade do tempo) de esgotar o assunto.

Serão feitas definições básicas (imagem, luz, cor, animação, etc.), apresentados formatos de arquivos, técnicas de montagem de fotografia artificial, conceitos e técnicas de modelagem 3D de cena e movimento e apresentados ferramentas. Também serão discutidos algoritmos de formação e de transformação de imagens (2D e 3D)

Bibliografia

Livro Texto:

Computer Graphics
Principles and Practice

James D. Foley,
Andries van Dam,
Dteven K. Feiner,
John F. Hughes

Addison-Wesley

Complementar:

Programando em 3D

Christopher D. Watkins,
Larry Sharp

Berkeley Books

Softwares

Mesa (http://mesa3d.sourceforge.net/) ou OpenGL (http://www.opengl.org/)

MS Paint

Corel Draw

Corel PhotoPaint

Corel Dream3D

 

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