Módulo de Computação Gráfica
Objetivos
O módulo de Computação Gráfica pretende apresentar ao aluno algumas das técnicas de construção de imagens via computador. Talvez deveria ser chamado de Introdução à Computação Gráfica, pois não se tem a pretensão (nem seria possível fazê-lo dada a exiguidade do tempo) de esgotar o assunto.
Serão feitas definições básicas (imagem, luz, cor, animação, etc.), apresentados formatos de arquivos, técnicas de montagem de fotografia artificial, conceitos e técnicas de modelagem 3D de cena e movimento e apresentados ferramentas. Também serão discutidos algoritmos de formação e de transformação de imagens (2D e 3D)
Bibliografia
Livro Texto: |
Computer Graphics James D. Foley, Addison-Wesley |
Complementar: |
Programando em 3D Christopher D. Watkins, Berkeley Books |
Softwares
Mesa (http://mesa3d.sourceforge.net/) ou OpenGL (http://www.opengl.org/)
MS Paint
Corel Draw
Corel PhotoPaint
Corel Dream3D