Desenvolvimento Web e Web Semântica – 2015/1

Nome oficial:

  • Graduação: Tópicos Especiais em Engenharia de Software III (INF 09373);
  • PPGI: Tópicos Especiais em Informática I, II, III ou IV (PINF 6073/74/75/76/79, PINF 7064).

Ementa: conceitos básicos do desenvolvimento Web; desenvolvimento Web na plataforma Java EE; fundamentos da Web Semântica; projetando, publicando e consumindo dados interligados (linked data), modelando aplicações Web baseadas em frameworks com FrameWeb.

Pré-requisitos: para acompanhar bem o curso, o aluno deve saber Java básico, fundamentos de Bancos de Dados e ter noções de XML. Além disso, deve ter boa leitura em inglês (todo o material do curso será em inglês).

Metodologia: aulas expositivas, aulas práticas tipo “hands on”, exercícios em laboratório.

Dia/horário das aulas: segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h.

Local: CT-6, sala 114 (aulas teóricas), CT-9, sala 105 (LabGrad, aulas práticas) – Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – Vitória, ES).

Carga horária semestral: 60 horas.

Mais informações:

Programa detalhado

  1. Desenvolvimento Web em Java:
    1. O que são aplicações Web;
    2. Histórico e evolução das tecnologias Web;
    3. Visão geral da plataforma Java EE;
    4. Ferramentas para desenvolvimento Java EE;
    5. Aprendendo na prática: o exemplo Java Hostel;
    6. A tecnologia JSF (JavaServer Faces);
    7. O padrão CDI (Contexts and Dependency Injection);
    8. Persistência com JPA (Java Persistence API);
    9. Mais sobre EJBs (Enterprise Java Beans);
  2. Linked Data:
    1. Introdução;
    2. Princípios de Linked Data;
    3. A Web de Dados;
    4. Considerações de projeto;
    5. Publicando dados;
    6. Consumindo dados;
    7. O framework Jena: consumindo LD em Java;
    8. Description Logics com OWL.
  3. Modelagem de aplicações Web baseadas em frameworks:
    1. O método FrameWeb;
    2. O método S-FrameWeb.

Sistema de avaliação – Alunos da Graduação

A avaliação será constituída de 2 trabalhos práticos (T1 e T2) valendo 10 cada. Os trabalhos devem ser apresentados ao professor, que conduzirá uma entrevista com os alunos sobre o que foi produzido. A nota parcial será obtida com a seguinte fórmula:

NOTA PARCIAL = (T1 + T2) / 2

Alunos que obtiverem nota parcial igual ou superior a 7 não farão prova final, tendo sua nota final igual à nota parcial. Demais alunos terão sua nota final calculada pela média aritmética simples entre a nota parcial e a nota da prova final e deverão obter nota final igual ou superior a 5 para serem aprovados.

Observação: o aluno que tiver mais de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas, contadas em relação ao número de horas-aulas previstas para a disciplina, será privado do direito de prestar exame final e estará, independentemente de qualquer outra condição, reprovado. (Art. 51 Regimento CT, art. 104 Regimento Geral Ufes). Além disso, a média final da disciplina será arredondada para valores inteiros ou fração de 0,5, de acordo com o art. 63, parágrafos 1º e 2º do Regimento CT).

Sistema de avaliação – Alunos do PPGI

A avaliação será constituída de 3 trabalhos práticos (T1, T2 e T3) valendo 10 cada. Os trabalhos devem ser apresentados ao professor, que conduzirá uma entrevista com os alunos sobre o que foi produzido. A nota final será obtida com a seguinte fórmula:

NOTA FINAL = (T1 + T2 + T3) / 3
A nota mínima para aprovação no PPGI é 6 de 10.

Observação: art. 20º do Regimento do PPGI: “Será condição necessária para aprovação e obtenção dos créditos em cada disciplina ou atividade acadêmica, a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para as atividades presenciais.”

Bibliografia

Livros:

Sobre o método FrameWeb:

Leituras recomendadas:

Cronograma / Datas importantes

O período 2015/1 inicia em 02/03/2015 e termina em 07/07/2015. A semana de provas finais 2015/1 vai de 08 a 14/07/2015. A tabela abaixo resume eventos importantes durante o curso. O programa de aulas com o cronograma completo do curso é exibido em seguida.

Data Descrição
02/03/2015 Primeira aula do curso.
16/03/2015 Prazo para definição dos grupos para trabalho prático.
13/04/2015 Não haverá aula – Feriado de N. Sra. da Penha.
20/04/2015 Não haverá aula – Recesso Escolar para Feriado de Tiradentes.
05/05/2015 Prazo para apresentação do trabalho T1.
24/06/2015 Aula 30 (completando 60 horas-aula).
07/07/2015 Prazo para apresentação do trabalho T2.
07/07/2015 Prazo para apresentação do trabalho T3 (PPGI).
13/07/2015 Prova Final.

Download de material

Trabalho prático

O trabalho prático da disciplina consiste em um projeto de desenvolvimento de uma aplicação Web com dados interligados (Web Semântica), dividido em 3 partes, sendo que a terceira parte é obrigatória apenas para alunos do PPGI:

  • T1: desenvolvimento de uma aplicação Web em Java;
  • T2: inclusão de funcionalidades da Web Semântica na aplicação Web desenvolvida no T1;
  • T3: documentação da aplicação Web desenvolvida em T1 e T2 utilizando FrameWeb.

O trabalho deve ser desenvolvido em duplas, havendo penalidade de 2 pontos por nota para alunos que fizerem o trabalho sozinho ou em grupos de mais de 2 pessoas. Caso a turma tenha um número ímpar de alunos, será permitido a um aluno fazer o trabalho sozinho ou formar um trio. Pode-se formar duplas mistas entre alunos da graduação e do PPGI, desde que o(a) aluno(a) do PPGI se lembre que o T3 é obrigatório para ele(a) e não para seu/sua colega da graduação.

Os trabalhos práticos devem observar os seguintes requisitos:

  • T1:
    • Formar a dupla e definir um assunto para o projeto, discutindo-o com o professor para aprovação do escopo (prazo: 16/03/2015, penalidade de 0,5 pontos por dia de atraso);
    • Desenvolver a aplicação Web utilizando frameworks ou arquitetura baseada em containers (Java EE), incluindo as seguintes categorias de framework: decorador (ex.: Facelets), controlador (ex.: JSF), injeção de dependências (ex.: CDI) e mapeamento objeto/relacional (ex.: JPA);
    • Utilizar gerenciamento de dependências com Maven, de modo a não ser necessário distribuir os arquivos JAR dos frameworks utilizados juntamente com o projeto;
    • Agendar um horário com o professor para apresentação do trabalho, incluindo demonstração em funcionamento e explicação do código-fonte (prazo da apresentação: 05/05/2015, penalidade de 0,5 pontos por dia de atraso);
    • Compartilhar o código-fonte da aplicação no GitHub dwws-ufes, incluindo documentação de como implantar a aplicação no arquivo README.md. Para que o repositório e respectiva autorização de acesso sejam criados os alunos devem enviar ao professor um e-mail com: (a) nome dos integrantes do grupo; (b) nome do projeto desenvolvido; (c) login de pelo menos um membro do grupo no GitHub (mesmo prazo da apresentação).
  • T2:
    • Utilizar o mesmo projeto desenvolvido no T1, mantendo o uso do Maven e o compartilhamento no GitHub;
    • Implementar ao menos uma funcionalidade de consumo de dados interligados e ao menos uma funcionalidade de publicação de dados interligados;
    • Agendar um horário com o professor para apresentação do trabalho, incluindo demonstração em funcionamento e explicação do código-fonte (prazo da apresentação: 07/07/2015, penalidade de 2 pontos por dia de atraso).
  • T3:
    • Entregar relatório em PDF contendo os modelos de domínio, aplicação, navegação e persistência propostos pelo FrameWeb, bem como o modelo conceitual (modelo ODM com atributos simplificados) proposto pelo S-FrameWeb, todos relativos ao projeto desenvolvido em T1 e T2.