Meu blog

Já tive duas experiências com blogs no passado.

A primeira foi quando eu estava brincando com a ideia de começar minha própria empresa de desenvolvimento, treinamento e consultoria em Java (a plataforma, não a ilha). Meu amigo e quase-sócio também escrevia para este blog, que se chamava Engenho e trazia dicas e tutoriais sobre as tecnologias Java que estávamos usando na época. Quando desisti da empresa e comecei o mestrado, o blog ficou esquecido.

O segundo foi depois que eu vim para Trento fazer doutorado. Desta vez eu usei minha página pessoal (que na época ainda usava Drupal como CMS) e os posts eram uma forma de mandar notícias para minha família e meus amigos: dava pra incluir fotos e eu escrevia uma vez só e todos poderiam ler. Depois de um tempo, começou a me tomar muito tempo escrever os posts, então decidi simplesmente colocar fotos em redes sociais (tipo Orkut) e deixá-las, juntamente com as legendas, contar as notícias a todos.

Agora encontrei um outro motivo para escrever um blog. Dado que participo da comunidade Java, coloco material disponível para download aqui na minha página pessoal e também escrevo artigos para revistas sobre Java, de vez em quando recebo e-mails com dúvidas sobre as coisas que escrevi ou disponibilizei. Até agora tenho conseguido responder a estas mensagens, mas a resposta acaba indo somente para a pessoa que escreveu, enquanto outras poderiam talvez se beneficiar também daquela informação.

Portanto, decidi que cada vez que eu receber um e-mail com dúvidas em que a resposta não seja trivial, vou escrever a resposta aqui no blog e mandar o link pra pessoa que me escreveu. Assim talvez a informação possa chegar a mais pessoas e, quem sabe, no eventual caso de eu receber duas perguntas similares eu poderia até reutilizar minhas respostas!

No caso raro de alguém me mandar uma pergunta em inglês ou italiano, talvez a resposta seja dada também somente nesta língua. Caso você encontre um post em outra língua que te interessa, me avisa que posso traduzir aquele post específico pra português.

Então é isso. Bem-vindo à minha terceira tentativa de blog. Que dure enquanto for útil!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

code