Computação Gráfica

Objetivo:

A disciplina tem como objetivo geral ensinar os conceitos básicos de Computação Gráfica 2D e 3D visando a representação da informação e sua respectiva visualização em dispositivos gráficos. Ao final do curso o aluno será capaz de desenvolver projetos e estudos de casos de sistemas gráficos, voltados para problemas multidisciplinares (ex.  engenharia, medicina, telecomunicações e inteligência computacional).

Programa Detalhado:

  1. Introdução
    • O que é Computação Gráfica? / Divisões / Aplicações
  2. Dispositivos Gráficos
    • Dispositivos Gráficos de Entrada
    • Dispositivos Gráficos de Saída
  3. Representação de Informação Visual
    • Vetorial
    • Discreta
    • Formatos de Arquivos Gráficos
  4. Modelos de Cor
    • Modelo de Luz
    • Teoria do Tri-Estímulo da Visão Humana
    • Modelos Tri-Estímulo
  5. Transformações afins
    • 2D e 3D
  6. Visualização
    • Câmera sintética
    • Projeções Geométricas
    • Paralela (Oblíqua e Ortográfica)
    • Perspectiva
  7. Animação
  8. Técnicas de Síntese de Imagens
    • Conversão analítica para discreta visual
    • Preenchimento de áreas
    • Recorte 2-D
    • Iluminação
    • Textura
    • Ray Trace
  9. Introdução ao Processamento de Imagens Digitais
    • Operações lógicas e aritméticas
    • Operações de convolução
    • Modificação de histograma
    • Filtragem no domínio espacial e no domínio da frequência
    • Morfologia matemática binária

 

Trabalhos – Best of (vídeos):

2021/2 – Implementar um jogo de tiro.

2020/2 – Implementar um jogo de luta.

2019/2 – Implementar um jogo de tiro com aviões.

2018/2 – Implementar um jogo de tiro com submarinos.

2017/2 – Implementar um jogo de tiro com jogadores humanoides com os movimentos das pernas.

2016/2 – Implementar um jogo de corrida com a possibilidade de matar inicmigos.

  • Marcus Vinicius Palassi Sales e Gabriel Correa de Macena

2015/2 – Implementar um jogo de helicópteros de guerra dentro de uma arena com posto de combustível.

2014/2 – Implementar um jogo de tanques de guerra dentro de uma arena.