UMA LINGUAGEM PARA A MODELAGEM DE OBJETOS DE INTERAÇÃO

TESE DE DOUTORADO

Departamento de Informática

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 1990.


RESUMO

Em um ambiente para processamento de conhecimento, um dos aspectos mais importantes é a modelagem do conhecimento sobre a interação com o usuário. Esta tese propõe uma linguagem para a modelagem desse conhecimento - a linguagem Moldes.

O conhecimento sobre a interação com o usuário é distribuído em três planos que são: plano de apresentação, plano procedimental, e plano declarativo. O plano de apresentação contém o conhecimento sobre como os objetos de comunicação são apresentados ou solicitados ao usuário, ou seja, esse plano contém o conhecimento sobre os equipamentos e os programas que são usados na apresentação.

 O plano procedimental define a dinâmica da interação, especificando como a interação deve transcorrer ao longo do tempo, através da sequência de ações que compõem a interação.  O plano declarativo define o conhecimento que suporta a interação. Esse conhecimento descreve a estrutura da interação e a sintaxe da linguagem a ser usada em cada ponto de interação. A dinâmica da interação, a estrutura da interação, e a sintaxe da linguagem de cada ponto de interação são descritas pelos objetos primitivos da linguagem Moldes, chamados respectivamente de dinâmica da interação, molde estrutural e molde sintático.

 

ABSTRACT

 The modeling of the knowledge about the user interaction is one of the most important aspects in an environment for knowledge processing. This thesis presents a language for modeling this knowledge - the Moldes language.

The knowledge about the user interaction is distributed in threeplanes which are: presentation, procedural and declaractive planes.The presentation plane contains the knowledge about the way the communication objects are presented or asked to the users, i.e., this plane contains the knowledge about the hardware and the software used in the presentation.

The procedural plane defines the dynamic of the interaction by especifying {\bf how} the interaction must behave along the time, throughout the sequence of actions that compose the interaction.

The declaractive plane defines the knowledge that supports the interaction. This knowledge describes the structure of the interaction and the syntax of the language to be used at each interaction point.

The dynamic and the structure of the interaction, and the syntax of the language to be used at each interaction point are described by the primitive objects of the Moldes language, called respectively it dynamic of the interaction,it structural molde and syntactic molde.

 


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